IMAGINANDO

francisco cabral
PARTE 80
Dando continuidade ao artigo anterior, após as súplicas já mencionadas para que a chuva viesse e pela população, alguns Monjes, devido às grandes caminhadas e debaixo dum Sol abrasador a que estavam sujeitos ficavam enfermos, sendo internados num Hospício na Vila de Cascais, sito numa Quinta hoje desconhecida, propriedade do Convento dos Capuchos e doação feita  àquela Instituição Religiosa, para tratamento.
Parte Exterior do Convento dos Capuchos em Sintra
Conta-se que nos primeiros dez anos de existência deste Convento, havia um frei de nome Thome, natural de Torres Vedras, um ferveroso crente que procurava tratar com sua Intuição (Fé), todos os Monjes que se encontravam enfermos, devido às caminhadas longas pela Serra.
Era tão crente, que na hora da sua partida para outras dimensões, e acompanhado de um irmão respondeu a Jesus “O Cristo”, que passo a transcrever na íntegra:
“Meu Senhor Jesus Cristo, a quem servi, me fez particular favor de me aparecer crucificado, e com tão estreitos nós de amor atou minha alma com sua divindade, que nem as dores que padeço, nem todas as do mundo me poderão apartar um ponto Dele.”
Há ainda a Lenda de Frei Honório, que viveu nas primeiras décadas deste Convento, já no Século XIX.
Conta então, que este homem pediu autorização  para fazer uma cova apertada  na sua cela, sendo a cama uma cortiça, e almofada uma pedra que algumas vezes trocava por pão. Viveu assim  durante dezasseis anos, porque afirmava que o diabo em forma de mulher o tentava de amiúde.
Todas as sextas-feiras e já com idade de oitenta anos, entrava no refeitório com um molho de silvas enrodilhado no pescoço, para que ele pudesse compreender  pela sua alma e através da dôr, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Sentava-se e limitava-se a ingerir apenas Pão e Água.
Há um facto curioso de Frei Honório quando se deparou no seu confessionário, com um homem  de joelhos lhe implorando que ouvisse as suas confissões. Estas eram tantas, que durante três dias os seus pecados lhe saiam da boca. No terceiro dia, Frei Honório já farto de ouvir as suas súplicas, elevou as mão ao céu e disse:
“Jesus me valha! Haveis de acabar de vos confessar alguma Hora”
Ao  pronunciar esta frase, o homem desapareceu, deixando um cheiro nauseabundo no ar. Então Frei Honório concluiu, que aquele era o homem que durante os três dias o havia privado de administrar as confissões a outras pessoas, concluindo que ali estava Diabo.
Continua