CONSULTÓRIO

dr. raul
QUEDA DE CABELO - Será a manifestação de alguma doença grave?
Está a perder cabelo? Quando lava a cabeça nota que a quantidade de cabelos que lhe caem é superior ao normal? Vamos ver quais os factores desencadeantes potenciais que podem levar à queda mais acentuada dos cabelos.
É normal a queda diária de cerca de uma centena de cabelos.
Eles renovam-se em permanência segundo um ritmo bem definido. Mas se os cabelos começam a cair com mais abundância, de maneira difusa (por oposição à perda de cabelos localizadas a certas zonas), é certamente por efeito de factores desencadeantes.
Quais são esses factores desencadeantes?
Um regime alimentar muito restritivo.
Um acidente grave.
Um choque psico-afectivo importante.
Um stress.
Uma anestesia geral.
Um choque operatório.
Uma febre elevada e prolongada.
Uma hemorragia.
A tomada de alguns medicamentos: quimioterapia, psicotrópicos, anti-hipertensores, anticoagulantes, anti-inflamatórios.
As variações hormonais: após a puberdade, durante os dois ou três meses a seguir ao parto, no momento da menopausa, durante os 2 a 3 meses que seguem a paragem da contracepção oral (vulgo pílula).
Uma anemia: uma carência em ferro pode atrasar o processo de renovação dos cabelos. É frequente nas mulheres, nomeadamente nas que sofrem períodos menstruais abundantes e durante a gravidez. Este factor é fácil de eliminar, pois basta fazer a determinação de um hemograma.
Uma anomalia da tiróide: um disfuncionamento da glândula tiróide traduz-se por um conjunto de sintomas não específicos como, modificação do peso, alteração do ritmo cardíaco, fadiga, etc. Assim, uma perda de cabelos associada a estes sintomas deixa supor uma origem tiroidiana. O doseamento das hormonas da tiróide permite esclarecer a situação.
Existem factores que podem desencadear uma queda de cabelos rápida e brutal (stress, anestesia geral, febre, choque psico-afectivo…) e outros uma queda mais progressiva (variação hormonal, medicamentos, anomalias da tiróide, anemia…).
Se a queda é difusa, basta eliminar ou tratar o factor desencadeante para que tudo normalize. Quando tal não é possível o seu médico vai ter que investigar outras causas que possam estar na origem dessa queda.
Existe uma queda de cabelos que é localizada a certas zonas: trata-se geralmente de uma pelada ou de uma alopécia que necessita sempre de uma consulta médica.
Por fim, as agressões ao couro cabeludo podem estar na origem de queda de cabelos localizada: produtos químicos (corantes, permanentes, frisantes ou desfrisantes), entrançados ou carrapitos muito apertados.