OS PORTUGUESES PELO MUNDO

juiz
A partir do século XV, sob o impulso do Infante D. Henrique, os portugueses lançaram-se na tarefa dos descobrimentos e, através de todos os oceanos, alcançaram todos os continentes. Segundo as palavras de Luís de Camões, em Os Lusíadas: “e, se mais mundo houvera, lá chegara”. Porém, foi de tal ordem a vastidão das terras descobertas que se tornou impossível manter o domínio das que abrangiam “toda a costa oriental da África, de Sofala ao cabo Guardafui, e se estendia pelo golfo pérsico e litoral indiano até Malaca e às ilhas de Samatra, Java, Bornéu e Malucas”. “O grande Império Português tendia a desmoronar-se”. No que toca à índia, os holandeses e os Ingleses apoderaram-se de várias das nossas possessões, de modo que “no fim do século XVII, pouco mais restava a Portugal no continente indiano do que os territórios de Goa, Damão e Diu”. Por fim, em 18 de Dezembro de 1961, o exército indiano invadiu e ocupou todos estes territórios.
Quando, há alguns anos, visitei Goa, verifiquei que ainda havia pessoas que falavam a língua portuguesa e mantinham certos costumes e tradições de Portugal. Por iniciativa de um Amigo residente em Lisboa, que todos os anos no Verão visitava Goa, porque o pai dele ali havia trabalhado, foi-nos oferecido um jantar (a mim e à minha mulher), no qual participaram várias pessoas goesas, entre as quais os dois únicos Juízes portugueses que se mantiveram em Goa. Nesse jantar tivemos o prazer de ouvir cantar o fado (em português, claro).
Há dias tive a oportunidade de ler a história de algumas tribos da América e da Ásia que ainda falam crioulo, baseado na língua portuguesa. Eram referidas, como exemplo, os casos da Birmânia, do Senegal, da Malásia, do Ceilão, da Indonésia e do Korlai (na Índia).
Na impossibilidade de fazer referência a todas elas, por falta de espaço, vou apenas mencionar este último caso.
Korlai é uma aldeia que fica perto das ruínas da antiga fortaleza de Chaul, construída pelos portugueses em 1534. Chaul, situada a 60 Kms a Sul de Bombaim, foi uma das cidades estrategicamente mais importantes do Império Português do Oriente. Em 1546, durante o 2º cerco de Diu, foi notório o empenho com que os seus habitantes ofereceram os seus bens e até as joias das mulheres com a finalidade de cobrir as despesas da luta. Chaul manteve-se sob o domínio português até 1729, altura em que, apesar da heroica resistência dos portugueses, foi conquistada por Marata.
O português Korlai é uma língua crioula baseada no português falado por cerca de 1000 cristãos, numa área isolada, ao redor da aldeia, no distrito de Raigad, do estado de Maharashtra, na Índia. Fica situada na foz do rio Kundalika, defronte da antiga cidade de Chaul, conquistada pelos portugueses.