POR CONTA DA PANDEMIA QUE SE VIVE NO MUNDO, FEIRA DOS SANTOS, CERTAME SECULAR COM MAIS DE 300 ANOS DE EXISTÊNCIA ESTE ANO NÃO SE REALIZOU


Decorresse um ano normal, teria tido lugar no passado fim de semana, 7 e 8 de novembro, a tradicional Feira dos Santos, evento secular, que traz todos os anos a Mangualde milhares de pessoas, vindas dos mais variados pontos do país e do estrangeiro.
A “Feira dos Santos” em Mangualde, com mais de 300 anos de história, foi adiada pela primeira vez para 2021, tendo como principal preocupação a saúde pública. Contudo, o Município de Mangualde não deixou de relembrar esta efeméride, adaptando-se ao mundo atual pandémico e celebrando de forma segura com a também já tradicional “Feira dos Santos à Mesa”.
A “Feira dos Santos à Mesa” comemorou-se através da gastronomia típica desta festividade, dando enfase a produtos gastronómicos locais, como enchidos da região, rojões à moda de Mangualde, febras à Feira dos Santos, requeijão com doce de abóbora, queijo da serra e ainda o vinho do Dão.
Em troca informal de palavras com o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Dr. Elísio Oliveira, questionamos: qual o sentimento, ao ver o maior evento do concelho ter que ser cancelado? Referindo-nos: “Um duplo sentimento. Por um lado, um sentimento de desencanto por uma decisão dolorosa, mas incontornável. Não podíamos no contexto atual promover um ajuntamento de mais de 50.000 pessoas nos dois dias. Seria uma irresponsabilidade da nossa parte.
Mas também, o sentimento de dever cumprido na defesa e proteção da nossa comunidade. A satisfação de ver as pessoas compreenderem a inevitabilidade da medida e a clara perceção da sociedade em assumir a saúde e a vida como os valores maiores que se sobrepõem a todos os outros.
Temos o tempo todo do mundo para reafirmar a Feiras doas Santos. Para o ano cá estaremos com resiliência e em força para vingar a feira deste ano.”