Entre julho e novembro o Projeto de Erasmus Predys –” Apoiar Crianças em risco de dislexia na transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo do EB”, a funcionar no Agrupamento Escolas de Mangualde – não parou.
Este projeto é destinado a pais, docentes e a todos os que, manifestando interesse na temática, queiram participar.
Como parte do trabalho de preparação para o desenvolvimento do Kit de Ferramentas PreDys – todos os parceiros, a saber, Bulgária, Espanha, Grécia, Letónia, Portugal e Turquia colaboraram na elaboração de:

  • Uma Lista de Verificação e Prontidão Escolar para crianças no último ano do pré-escolar - uma ferramenta fácil de usar para professores e pais identificarem os pontos fortes e fracos de seus filhos no período de transição para o 1ºciclo;
  • Um Guia para Professores que pretende equipar os docentes com conhecimentos teóricos/práticos em como apoiar as crianças em risco de dislexia e com dificuldades de aprendizagem (leitura/escrita) do pré-escolar e do 1º ciclo ;
  • Um Guia para Pais que pretende equipar pais com conhecimentos teóricos/práticos em como apoiar os filhos em risco de dislexia e dificuldades de aprendizagem. Inclui sugestões de estratégias para os pais apoiarem a criança nos TPC e minimizar o impacto da dislexia na transição do pré-escolar e do 1º ciclo;
  • Conjunto de Fichas a aplicar às crianças em estudo; com o objetivo de fornecer aos professores/pais ideias práticas para trabalhar com a criança, para adquirir competências para transitar e na alfabetização, para que cada criança possa desenvolver as suas competências, recebendo ajuda adequada de acordo com as suas necessidades individuais.
    O primeiro componente (Lista de Verificação e Prontidão Escolar) encontrasse já disponível em inglês e em todos os idiomas dos países parceiros, na página do facebook Predys que foi criada para divulgar as atividades do projeto.
    Disponibilizamo-nos, a prestar qualquer esclarecimento adicional e a participar em algumas propostas, como entrevistas, através de qualquer um dos contactos divulgados.
    Para mais esclarecimentos, contactar a Equipa de Trabalho:
    Edufor – leader do projeto em Portugal -ESFA
    Dulce Paixão (professora de Português) - GEA
    Elisabete Nabais (coordenadora) - GEA
    Paula Costa (coordenadora do Centro de Apoio à Aprendizagem e delegada do grupo de Educação especial) - ACO
    Sandra Pina (professora de Inglês) -GEA
    Contactos: Agrupamento de Escolas de Mangualde/Escola Gomes Eanes de Azurara
    Telefóne: do Agrupamento 232 620 110 da GEA 232 619 900
    Email: elisabete.cruz@esfa.pt