EDITORIAL Nº 788 – 1/12/2020

O QUILÓMETRO 100
A auto-estrada A25 nasce junto ao mar em Aveiro, nas praias e nas planícies da Beira Litoral e atravessa o agreste planalto Beirão.
Segue para Espanha a partir de Vilar Formoso, a primeira e mais importante fronteira terrestre portuguesa. Liga, portanto, o mar, o Atlântico, (o importante Porto de Aveiro) à Espanha e à Europa.
É uma das principais auto-estradas de Portugal onde diáriamente circulam milhares de veículos ligeiros e pesados.
Concluída em 2006 é no entanto uma das mais sinuosas do país, com a famosa “bossa do camelo”, com um raio de 180º, em Prime, controlada por radar e um dos locais com mais multas por excesso de velocidade.
A distância entre Aveiro e Vilar Formoso é de cerca de 200 quilómetros e o meio, o quilómetro 100, está localizado em Fagilde.
Quem diz Fagilde diz Mangualde. É aqui o meio! E diz o povo, com a sua sabedoria:- é no meio que está a virtude!
Mas, não está! E por culpa de quem?
Os distraídos, com certeza, nunca repararam que a Estação de Serviço entre o Nó de Fagilde e o de Mangualde é a única nos 200 quilómetros que tem uma ligação aérea para ligar as duas bombas de gasolina. Quer isto dizer que foi considerada a mais importante em todo o trajecto.
Em tempos recuados aqui funcionavam dois restaurantes, com um óptimo serviço.
E como eu os frequentava, normalmente, era uma benção poder jantar fora das horas normais.
Tudo fechou, há muito tempo! As crises, os solavancos que o país constantemente atravessa, fazem encolher tudo. E é pena porque se reduzem os serviços e os postos de trabalho!
Mangualde é de todas as cidades servidas pela auto-estrada A25, a que está mais perto, a que poderia aproveitar melhor o grande tráfego que aí passa. Segundo os dados estatísticos passam em média cerca de 10.000 veículos por dia. Um grande volume de tráfego.
Assim, sem motivos para parar, os carros, as auto-caravanas, os inúmeros veículos de carga, que vêm ou vão para Espanha, passam a grande velocidade e vão procurar outros locais.
Como é possível perder esta oportunidade?
Falou-se, até se anunciou a localização nesta zona de uma grande Zona Industrial. Porque não foi para diante?
Quem sabe, quem estuda, conhece qual o melhor local para instalar uma Zona Industrial.
E sem dúvida, esta é a única em que Mangualde tem de apostar. E ligada ao Caminho de Ferro, agora que a Linha da Beira Alta se vais transformar. Uma grande Plataforma Giratória da Região. Para isso é preciso muita ousadia!…
Em próximas eleições autárquicas, que se aproximam, os candidatos devem equacionar este projecto, não para ganhar votos, mas para desenvolver Mangualde, criar infra-estruturas para o futuro. Aproveitar o que hoje desperdiçam.
Vamos aguardar !