MANGUALDE ENCONTRA-SE DESDE O PASSADO DIA 8 DE JANEIRO NO NÍVEL MÁXIMO DE RISCO EPIDEMIOLÓGICO

No seguimento do que havíamos informado na nossa última edição, e face elevado número de casos de infeção que se têm verificado, Mangualde passou para o nível Extremamente Elevado, ou seja, o nível de risco máximo.
O grande número de casos que se têm verificado na comunidade, bem como o surgimento de um surto em meados do passado mês de dezembro nas valências da Misericórdia de Mangualde, contribuíram para esta classificação.
MISERICÓRDIA DE MANGUALDE
Nos últimos dias, e segundo os dados disponibilizados pela Misericórdia de Mangualde, os casos de infeção estabilizaram não havendo desde o passado dia 8, qualquer caso positivo.
Os utentes e colaboradores recuperados também têm vindo a aumentar e a maioria dos Utentes mantém um quadro clinico estável, sem sintomas ou com sintomas ligeiros.
O Lar “Morgado do Cruzeiro” regressou à vida normal na passada sexta-feira, dia 8. A Creche “Mariazinha Lemos” está em funcionamento normal desde o dia 11, e a residência sénior “Sra. do Castelo” regressou à vida normal na passada quarta-feira, dia 13.
aulas EM MANGUALDE
Face ao agravamento no que respeita ao número de casos no concelho, a 30 de dezembro de 2020, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Mangualde, a Câmara Municipal de Mangualde, solicitou à DGS (Direção Geral de Saúde) autorização para a implementação do regime de aulas não presenciais (3º Ciclo e Secundário) até ao dia 15 de janeiro 2021, como medida pró-ativa de mitigação de possíveis cadeias de contágio. Tendo sido estas entidades notificadas pela DGS, a 1 de janeiro que a pretensão teve a concordância para a passagem ao regime de aulas não presenciais até ao dia 15 de janeiro.
Depois de decorrida a primeira semana de aulas não presenciais para o 3ª ciclo e secundário, e após análise dos dados disponíveis, a Direção do Agrupamento de Escolas de Mangualde verificou, o mais adequado, ser a continuidade do regime não presencial por mais uma semana, ou seja até ao dia 15 de janeiro, medida que teve a total concordância do município, da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Mangualde e também da Associação de Estudantes mas não, da DGS, que determinou que o regime não presencial terminava no dia 8.
A Câmara Municipal de Mangualde promoveu junto das Autoridades de Saúde Pública, a quem compete a decisão, saber os motivos que estão na base da interrupção do prazo inicialmente validado (15 janeiro) ao que a DGS argumentou, que feita a reavaliação da medida no período compreendido entre os dias 24 de dezembro e 8 janeiro, se verificou não ocorrerem casos COVID19 significativos no universo dos alunos, professores, assistentes técnicos e operacionais, que justifiquem a continuidade do regime de aulas não presenciais. Entretanto, e travados os argumentos entre as partes, foi assumido fazer uma nova reavaliação no domingo (dia 10 janeiro), com os dados desse fim-de-semana, para tomada de uma decisão final quanto ao regime de aula a adotar que, veio a confirmar a posição da DGS, ou seja, o Agrupamento de Escolas de Mangualde passou ao regime de aulas presencial desde o passado dia 11 de janeiro, e assim se irá manter, de acordo com o estabelecido no novo plano de confinamento que prevê o funcionamento das escolas em regime presencial.
Estado de emergência renovado até 30 de janeiro
No passado dia 13, o governo votou o nono diploma do estado de emergência do Presidente da República, com efeitos a partir de hoje, dia 15, até 30 de janeiro.
O novo diploma do estado de emergência foi aprovado com votos favoráveis do PS, PSD, CDS, o PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. O PCP, Verdes, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra, enquanto o BE voltou a abster-se.
Algumas das novidades incluídas no projeto de decreto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estão a possibilidade de medidas de controlo de preços e de limitação de taxas de serviço e comissões cobradas por plataformas de entregas ao domicílio e restrições à circulação internacional, com a imposição de testes de diagnóstico do novo coronavírus ou de confinamento compulsivo para a entrada no país.
Neste diploma, é ainda salvaguardada a livre deslocação dos cidadãos para o exercício do voto nas eleições presidenciais, sendo ainda estabelecido que os idosos residentes em lares devem ser considerados em confinamento obrigatório, para aí poderem votar.
O PAÍS ESTÁ NOVAMENTE EM CONFINAMENTO GERAL
Também desde as 00H00 de hoje, 15 de janeiro, e a exemplo do que sucedeu em Março e Abril de 2020, o país encontra-se em confinamento geral.
No comunicado ao país, António Costa reiterou que estas medidas de confinamento geral, estão projetadas para vigorar um mês, mas adiantou que o Governo vai reavaliá-las dentro de 15 dias.
EM MANGUALDE
Em Mangualde e antecipando para já algumas medidas, entre outras que serão desenvolvidas nos próximos dias o municipio encerrou no dia de ontem o Pavilhão Gimnodesportivo, o Estádio Municipal e a Biblioteca Municipal. A Feira Semanal foi também cancelada e ontem, dia 14 já não se realizou. Medidas necessárias para evitar novos contágios e assim travar os focos de transmissão que têm vindo a agravar-se nas últimas semanas e fizeram disparar os números no concelho de Mangualde.