RENASCIMENTO – 94 ANOS!

Os meios de comunicação social locais têm passado por grandes dificuldades de sobrevivência e muitos têm ficado pelo caminho, seja por dificuldades financeiras, pela emergência do digital, ou outras. O Renascimento continua a percorrer caminho, um caminho que está a fazer 94 anos
Ao longo dos anos colaborei com artigos de opinião nos jornais Notícias da Beira, Renascimento e Jornal do Centro, valorizando a informação de proximidade.
Os jornais locais são insubstituiveis meios de informação de proximidade, das circunstâncias imediatas que nos rodeiam, sejam manifestações culturais, realizações municipais, da câmara e das juntas de freguesia, iniciativas empresariais e institucionais, ou até a necrologia. Eventos e factos locais. Os territórios precisam de conjugar a macro - notícia com a micro-notícia. A partilha de informação local é também um vetor de construção de uma identidade da comunidade por dar vida a valores e dinâmicas que nos são comuns.
A sobrevivência dos jornais locais são também um exemplo de resiliência das pessoas e dos territórios. Neste sentido, evoco e homenageio o seu fundador José Henriques Pereira Júnior e aqueles que deram continuidade ao projeto. Pelo bom momento que atravessa, deixo uma palavra de felicitações e encorajamento ao seu Diretor, Serafim Tavares ao seu Sub-Diretor Dr. António Fortes, à colaboradora Cristina Viegas e a todos aqueles que contribuem para a sua produção.
Parabéns ao Renascimento pelos seus 94 anos!
Elísio Oliveira
Presidente da Câmara Municipal de Mangualde