EDITORIAL Nº 792 – 1/2/2021

O Mundo volta a sorrir…
O ano de 2021 está a começar, mas os acontecimentos que entretanto ocorreram faz com que os lábios das pessoas deixem escapar um sorriso.
Este débil sorriso, não um riso largo, é um sintoma de alegria e de boas esperanças.
Todos sabemos que não há rosas sem espinhos; mas, porém, às vezes, os espinhos também têm rosas.
É necessário sorrir para que haja estrelas na escuridão, para reunir forças na angústia e ganhar coragem na reflexão.
Por isso, sorriso nos lábios e amor no coração! Sorrir e acreditar no caminho a seguir. O Sol está dentro de cada um !
O ano de 2021 começou com uma boa notícia. O inicio da vacinação contra este virus que nos virou do avesso. O extraordinário avanço tecnológico permitiu descobrir a vacina contra o novo virus em tempo record, mas não precipitado, que vai ter uma boa resposta.
Outro grande acontecimento foi a eleição de Joe Biden para a Presidência dos Estados Unidos. Tomou posse no passado dia 20 de Janeiro num cenário de guerra, em busca de uma paz. Foi a “ Vitória da Esperança sobre o Ódio” ! Para criar um novo dia na América que se reflete em todo o mundo. Uma América, grande e unida.
Num país como os Estados Unidos foi necessário reunir mais de 25 mil forças de segurança para que o acto de posse se realizasse num cenário estranho e assustador. Incrível, nunca visto!
Apesar de tudo, Joe Biden, 46.º Presidente, jurou sobre uma Bíblia ( de sua família de 1893) e leu as 31 palavras :- “ Juro solenemente que cumprirei fielmente as funções de Presidente dos Estados Unidos e farei o melhor que estiver ao meu alcance para preservar e defender a Constituição dos Estados Unidos”. E em boa parte do Mundo, os Chefes de Estado, acrescentam mais três palavras:- “ Assim Deus ajude”. Joe Biden é um Presidente Católico.
Inédito também foi eleger uma mulher Kamala Harris, de descendência afro-americana para Vice-Presidente. O Mundo vai mudando de vagar, mas muda!
O último grande acontecimento, este português, foi a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa para Presidente da República por mais cinco anos.
Com a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa, terminou a campanha eleitoral, que foi pobre, cheia de insultos, ódio e gosserias. Muita falta de princípios e de educação.
Talvez a campanha mais fraca e com candidatos de duvidosos predicados.
O povo português votou serenamente exercendo o direito e o dever de votar.
Até o tempo deu uma ajudinha, parando a chuva, o Sol apareceu envergonhado entre as nuvens, permitindo que o guarda chuva ficasse em casa “confinado”.
Afinal, terminou bem. E para finalizar, voltando ao início do texto, os Portugueses, pessoas de muito bom senso, costumam dizer :- “ O último a rir é o que ri melhor”!