ESCOLAS DE CICLISMO

O Desporto na sua amplitude, engloba diversas modalidades, as quais têm tido um papel fundamental na componente estrutural da sociedade. No plano mais objetivo, existe a tendência para relacionar o desporto com os sucessos, vitórias e conquistas, porém, para que tal aconteça, todo um imenso trabalho de planeamento, treino, acompanhamento e formação tem o mais invisível, mas provavelmente o mais importante papel em todo o processo.
Nas últimas décadas, o trabalho de formação nas mais diversas modalidades, tem assumido níveis de proficiência muito elevados. O estudo, a análise e aprendizagem têm permitido que cada vez mais, atletas campeões sejam emergentes dos escalões de formação.
Mas falemos de ciclismo. Os escalões de formação podem abranger idades até aos 18 anos (escalões Juniores), porém, no âmbito do ciclismo de iniciação, temos as importantes ESCOLAS DE CICLISMO, onde os escalões de aprendizagem abrangem idades dos 5 aos 14 anos, divididos entre Pupilos/Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis.
É de fato nestas Escolas de formação que tudo começa.
Será importante então fazermos as seguintes questões para o ciclismo de iniciação até aos 14 anos:

  • Serão as Escolas de Ciclismo um lugar para formar Campeões?
  • Serão as Escolas de Ciclismo um lugar para atletas de Alto Rendimento?
  • Serão as Escolas de Ciclismo um lugar onde só se pratica o Ciclismo?
  • Serão as Escolas de Ciclismo um lugar onde só se pretende ganhar?
    A resposta a estas questões é um claro NÃO.
    As Escolas de ciclismo são um lugar para educar, para aprender, para conhecer, para integrar e sistematizar procedimentos e conceitos.
    Assentam num processo de aprendizagem e interligação dos Campos Social /Afetivo, Intelectual e Físico/Motor, tendo em base a utilização da bicicleta.
    No campo Social e Afetivo, pretende-se que as crianças e jovens aprendam, integrem e desenvolvam valores e virtudes, que embora fazendo parte da vida em sociedade, no desporto assumem papeis determinantes. São valores como o respeito, o espírito de sacrifício, o companheirismo, espírito de entre ajuda, ética, fair-play, entre outros. Estes valores não só são importantes no desporto, como também no futuro enquanto adultos. Neste plano, a base familiar, integração em sociedade e acompanhamento dos treinadores/formadores é determinante.
    No campo Intelectual, ter a perceção de que o Ciclismo é um desporto complexo. Não só pelas questões mecânico/logísticas, mas também pelas componentes de biomecânica, motora e adaptação do conhecimento às diversas situações de execução de movimento e controlo da bicicleta. Saber controlar a bicicleta, como curvar, como travar, quando travar, abordagem de curva, descida, subida, utilização de mudanças de velocidade e escolha correta de percurso e tantas outras situações carecem de uma perceção e análise rápidas pelo ciclista. Reter, que o mais importante será sempre o desempenho escolar, sendo o desporto um complemento da vertente educativa.
    No campo físico/motor são abordadas componentes específicas, relacionadas com a técnica individual, a tática, coordenação de movimentos, nutrição e estilo de vida saudável. Manter-nos ativos fisicamente melhora vários aspetos da vida quotidiana, melhora a componente cognitiva e traduz-se numa melhor abordagem às dificuldades com que se possam deparar. Perceber que este é apenas um campo de todo um processo integral de formação. Centrar apenas na parte física, em detrimento das referidas anteriormente, não é compatível com objetivos de uma escola de formação, neste caso, na modalidade de ciclismo.
    Ensinar, formar, consciencializar, transmitir e ajudar no ambiente do desporto de formação, são termos que na sua forma ampla irão contribuir para que crianças e jovens se tornem no futuro melhores adultos integrando um importante sistema de valores.

José Gomes
Presidente da Direção do Clube Azuribike Mangualde Team