covid-19 PORTUGAL ENTRA AMANHÃ, DIA 2, NO 12º ESTADO DE EMERGÊNCIA


Em declaração ao país, no dia em que o Parlamento aprovou o diploma que dita o 12º estado de emergência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desaconselhou o desconfinamento antes da Páscoa por prudência.
“Reduzimos significativamente o número de infetados e de mortes e o indicador de propagação do vírus atingiu os valores mais baixo do ano, o que é muito tentador defender que há que abrir e desconfinar o mais rápido possível, e as escolas seriam o setor mais proposto para o início dessa abertura”, referiu o Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa defendeu, que é preciso “ganhar até à Páscoa o verão e o outono deste ano”. Ou seja “a Páscoa é um tempo arriscado para mensagens confusas ou contraditórias, como, por exemplo, a de abrir sem critério antes da Páscoa, para nela fechar logo a seguir, para voltar a abrir depois dela. Quem é que levaria a sério o rigor pascal? É, pois, uma questão de prudência e de segurança manter a Páscoa como marco essencial para a estratégia em curso”, acrescentou.
Admitiu que o prolongamento do atual confinamento geral, com “mais umas semanas de sacrifícios pesados”, pode “significar mais mobilidade por saturação”, mas sustentou que “um sinal errado de facilidade mal entendida também pode, ou pode mais.
Marcelo Rebelo de Sousa frisou ainda, que este é um momento em que tem de haver “a solidariedade institucional e a solidariedade estratégica entre o Presidente da República, a Assembleia da República e o Governo” e assegurou que “assim continuará a ser”.
EM MANGUALDE
No concelho de Mangualde, os números têm vindo a baixar e na última semana de 21 a 28 de fevereiro, há a registar 8 casos de infeção.
Os números, permitem aos mangualdenses uma certa serenidade, mas é necessário, manter-se a consciência que a evolução positiva continua a depender de cada um.
De acordo com os dados existentes, Mangualde passará na avaliação de hoje, para concelho de risco moderado.
Há hora de fecho da nossa edição os números de mangualde são os seguintes:
Confirmados - 1331
Recuperados - 1283
Óbitos - 25
Casos ativos - 23