Apresentação do livro MANGUALDE – Patrimónios Municipais

Forçosamente o Jornal Renascimento faz parte da vida da Cidade de Mangualde e da de todos nós dada a sua longevidade- 94 anos.
O Jornal Renascimento deve a Mangualde e aos mangualdenses o carinho com que o acolheu ao longo de tantos anos e a Cidade deve-lhe a dedicação que lhe testemunhou e lhe dedicou desde sempre. Mangualde e o Renascimento estão e estarão sempre ligados.
Por tudo isto e pela importância que o Concelho de Mangualde adquiriu nos últimos anos, o Renascimento entendeu e bem, dedicar a sua atenção ao Património, tão abundante e tão significativo e às vezes tão pouco conhecido, publicando o Livro “Mangualde-Patrimónios Municipais”.
Obra onde procurou valorizar a riqueza Patrimonial, a sua riqueza histórica, que fazem jus a um passado e até a um presente recente, que tornaram Mangualde uma cidade com interesse e com valor.
Os Homens, às vezes podem mudar o futuro … mas, nunca o passado!
E é este passado que responde por nós. Como disse o Escritor Evelyn Wangh- “ As únicas certezas que possuímos são as do passado!” Um passado que tem que ser conhecido, divulgado e preservado! Amado, acima de tudo!
“A maior obra de Arte, a mais bela de todas, que com todo o nosso amor, oferecemos aos nossos filhos e netos, é o Mundo!”.
As cidades, as nossas terras , as nossas pedras, escurecidas pelo tempo, que têm história, são como livros.
Quem moldou estas pedras? Grossas mãos e um pico! O Pedreiro ao sol, à chuva, à neve, teve o condão de as transformar em cultura.
A pedra está ligada ao Homem, funde-se com a sua vida.
As pedras também falam, também são livros. Têm Poesias, Histórias esculpidas, uma linguagem perfeita – a linguagem das pedras.
É preciso saber ouvir, saber ler. As pedras têm muito para nos ensinar!
Foi a pensar na beleza das pedras, que brotou este livro.
António Fortes, Sub-Director do Jornal Renascimento