Fagilde A Fonte escondida


No passado dia 30 de Março o Dr. Elísio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, foi convidado para ir a Fagilde conhecer uma antiga fonte, escondida, num local quase inacessível.
Lá estava a velha fonte, em granito, abandonada, num recanto, um buraco, junto das barreiras que protegem a aldeia dos ruídos da A25.
É um bonito monumento em granito trabalhado, com mais de um século, com duas bicas e ao centro uma cruz de cinco pontas (talvez maçónica), encimada por dois pináculos e em baixo uma pia. Ao lado outra pia, maior, onde os bois, antigamente íam beber.
De notar que a pedra onde está gravada a estrela está montada ao contrário. A ponta da estrela deve apontar para cima, para o céu e não para baixo, para a terra.
E isto constituiu um enigma, que posteriormente ficou esclarecido. A fonte com a passagem dos anos desmoronou-se e o proprietário do terreno ao lado, recuperou-a e montou a pedra ao contrário.
O Dr. Elísio Oliveira gostou do que viu, pois é uma obra de arte e ouviu dos moradores o seu interesse em a colocar num outro local, mais condigno, precisamente ao lado da Casa onde nasceu o grande escritor Dr. Maximiano de Aragão, casa que a família do escritor doou à Câmara Municipal de Mangualde, onde está a Sede do Rancho “Rouxinois do Dão” de Fagilde. Aí, há um espaço recuado, um antigo tanque, hoje desmontado e onde se encaixava perfeitamente a fonte.
Ficou o interesse do Presidente da Câmara em estudar a deslocalização da fonte.