Quer embarcar numa aventura?…


Parte a 2 de Setembro de Lisboa da Estação de Santa Apolónia.
O Connecting Europe Express vai começar a sua longa viagem de mais de 20 mil quilómetros. O percurso só termina a 7 de Outubro, em Paris, depois de visitar 70 cidades europeias, 24 Capitais .
Esta grande travessia pretende comemorar o Ano Europeu do Transporte Ferroviário e demonstrar que o comboio é a melhor solução de mobilidade para ligar pessoas e empresas. E acima de tudo demonstrar quanto é necessária e prioritária uma política na mudança das infraestruturas da União Europeia.
Este comboio europeu que vai desde Lisboa a Bucareste, Berlim, Paris e outras Capitais e Cidades assume-se como um “ Simbolo de Conectividade” e chama a atenção porque ainda existe um longo caminho a percorrer antes de se tornar uma realidade efectiva.
É certo que a União Europeia tem vindo a incentivar os países a reforçarem as suas redes, a terem mais ligações internacionais para passageiros e também para carga.
Neste capítulo podemos dizer que Portugal ainda não apanhou esta carruagem e terminou com as ligações internacionais Lisboa-Madrid, Lisboa - Paris desde o início da pandemia, sem se saber quando voltarão a funcionar.
Portugal é um dos poucos países europeus sem ligações ferroviárias internacionais noturnas.
Talvez esta lacuna seja colmatada, em 2024 por uma empresa francesa que quer criar uma rede de serviços nocturnos em 12 cidades europeias em que inclui Lisboa.
Parece que Portugal também quer apanhar o comboio, uma vez que anunciou para final de Janeiro a conclusão da linha de alta velocidade Lisboa - Madrid para entrar em funcionamento em 2023.
Mas, em matéria de anúncios, atrasos e desistências, estamos conversados.
Temos de invocar São Tomé :- “Ver para Crer!”
António Fortes