A Modernização da Ferrovia


Perguntado a um português como estava o seu pais, respondeu:- mais ou menos.
Isto na prática significa, mais para uns (poucos) e menos para muitos.
Pois no que diz respeito à ferrovia vai tudo para menos. É o próprio presidente das Infraestruturas de Portugal que o diz:- “O Plano Ferrovia 2020 ainda não tem qualquer investimento concluído, mas já há duas certezas - Vai ficar mais caro e vai ser acabado mais tarde do que estava previsto”.
O Programa lançado em 2016 foi um fracasso, não se concretizou. Agora o Programa 2020 a Infraestruturas de Portugal garante que vai ser concluído até finais de 2023.
Vejamos: A Linha do Douro previa que os comboios eléctricos deviam circular ente o Marco e a Régua nos finais de 2019. Só vai acontecer em 2023.
A obra Válega/Espinho atrasou 4 anos. Na nossa região a modernização da linha Pampilhosa-Santa Comba Dão os trabalhos só se iniciaram no 4.º trimestre de 2020. Santa Comba Dão - Mangualde iniciaram-se no 2.º trimestre de 2021 e ficará pronta, se tudo correr bem, em 2023.
Mangualde/Celorico da Beira/ Guarda/Vilar Formoso tiveram início no 2.º trimestre de 2021 e estarão concluídas em 2023.
Por causa das obras nos túneis e na plataforma este troço ficará encerrado cerca de 9 meses, entre o 1.º e o 3.º de 2022.
No fundo devemos à União Europeia a conclusão destas obras, já que findo este prazo perdiam os apoios europeus.
Quanto aos concursos abertos pela Infraestruras de Portugal estes têm ficado desertos. Com a pandemia subiram os materiais de construção. As obras vão ficar mais caras e vão atrasar mais.