EDITORIAL Nº 804 – 1/8/2021

A Espanha vai sempre à frente
A paixão do nosso Governo pela Ferrovia é um comboio a vapor.
A partir de 23 de Julho o comboio AVE (de alta velocidade) que liga Madrid à Galiza pára em Otero de Sanábria, a cerca de 40 Kms de Bragança.
Desta forma a Cidade de Bragança e Região ficam a 2horas e 3º minutos de Madrid.
O tempo de viagem de Bragança a Lisboa, de automóvel é de 5 horas, 6 de autocarro. Logo, Bragança, prefere ir a Madrid do que a Lisboa.
Verdadeiramente a distância de Sanábria a Madrid vence-se em 1 hora e 50 minutos. O resto é para fazer 43 Kms de Bragança a Sanábria, estrada péssima, de muitas curvas e que demora 53 minutos de carro.
Assim, Bragança adquire maior centralidade face à Capital espanhola e à Europa. Uma grande oportunidades para as empresas da região transmontana.
As Capitais de Distrito em Portugal que não são servidas por comboio são, Viseu, Vila Real e Bragança. Bragança perdeu o comboio há 29 anos, quando a linha encerrou. E a Viseu também aconteceu o mesmo.
Viseu está ligado a Bragança, diáriamente por avião. Aqui se abre uma possibilidade de mais fácil acesso a Madrid.
No ano passado fui a Segóvia, cidade Património Mundial e fiquei admirado de ver um restaurante cheio de turistas chineses. Estavam felizes, comiam, bebiam e faziam muito barulho.
Perguntei ao gerente se era sempre assim, cheio de gente. Normalmente serviços cerca de 400 pessoas por dia durante a semana, mas ao fim de semana servimos cerca de mil.
Grande negócio, turismo a sério. Claro que era um restaurante afamado, onde ía o Rei, as grandes figuras do Estado, os Artistas, os Escritores famosos e de todo o mundo.
Porém, em matéria de Turismo e também de Ferrovia está a léguas de distância de Portugal.
E nós, vizinhos, não aprendemos nada.
Portugal tem aqui ao lado um País com 40 milhões de pessoas, com bom nível de vida e que gostam de vir a Portugal.
Principalmente para saborear a nossa extraordinária Gastronomia, dando preferência ao bacalhau.
Felizmente que há uma A25, pois a velha, estrada 16, chamada de internacional, era de curvas, estreita e muito perigosa. Horas e horas para fazer o trajecto de 100 kms entre o Litoral e a Serra. Tempos para esquecer. Mas, não são muito distantes. Como se entendia que a primeira entrada do País, a Porta de entrada, Vilar Formoso, fosse de tão difícil acesso. Uma Porta deve ser aberta, franca para que as pessoas tenham vontade de entrar.
A explicação de tantos turistas em Segóvia, veio depois e é simples. Segóvia está a cerca de 100 Kms de Madrid. Mas, o comboio de alta velocidade liga as duas cidades em menos de 30 minutos.