NOVO ATELIER DE ARQUITETURA EM MANGUALDE ESPAÇO É MAIS QUE UM ATELIER É UM ESPAÇO DE VISITA EM MANGUALDE


O Arquiteto Francisco Albuquerque, contando com a ajuda de seus pais, a conhecida ceramista de Mangualde, Maria do Amparo e José Ribeiro Albuquerque, Presidente dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, inaugurou na tarde do passado dia 17 o seu atelier de arquitetura na rua da Saudade em Mangualde.
O espaço foi criado numa casa que faz parte da história de Mangualde e na qual procuraram manter a identidade da casa, do edificio em si e também de Mangualde, que está sempre tão presente nos edificos antigos.
Quem visitar o atelier do Arquiteto Francisco Albuquerque, vai encontrar um espaço com “traça museológica”, onde, a madeira do chão ou o tabique das paredes foi mantido. No edificio é ainda possivel apreciar, várias peças e objetos que faziam parte da habitação e depois de reabilitados complementam a decoração e o design, potenciando ao máximo o espaço e tornando-o num “espaço que revela algo que poucos têm, que é, identidade própria”, salientou o Arquiteto.
Para Francisco Albuquerque o objetivo é trabalhar naquele espaço, mas também, ajudar a atrair pessoas, juventude e contribuir para o sucesso de Mangualde. “Todos os jovens devem acreditar naquilo que têm, e eu, tenho esta cidade. Portanto, é isso que vai acontecer”, salientou.
Numa breve declaração ao nosso jornal, o Presidente da Câmara Elisio Oliveira, presente também na inauguração do espaço, deixou os parabéns ao Arquiteto Francisco “pela reabilitação desta casa num toque muito original, porque sendo Arquiteto deve dar provas de competência arquitetónica logo no sítio onde trabalha, e aqui, são claras e evidentes. Surpreende pela originalidade no aproveitamento dos materiais antigos que estavam nas paredes e como Presidente da Câmara, saúdo e felicito por ser mais um contributo para o desenvolvimento da urbanidade da cidade e para a oferta de serviço especializados.”
O Atelier é um espaço que pode ser visitado, estando aberto aos mangualdenses e mesmo a quem venha de fora porque, não chegará o espreitar pela janela. Sendo ou não cliente, quererá ver e conhecer um pouco da originalidade deste edifício.