A Doutora Leonor Pais na despedida das suas funções 

A Doutora Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais, Professora Universitária, foi a primeira mulher na história de Mangualde a ocupar o honroso lugar de Presidente da Assembleia Municipal de Mangualde.
Foi, ainda, a pessoa que ocupou este cargo durante um maior número de mandatos, nomeadamente durante três mandatos consecutivos.
Foram 12 anos de dedicação à sua terra - Mangualde.
Na hora da despedida, deixa aos Mangualdenses palavras de agradecimento, solidariedade e desejos de um bom futuro.
O Jornal Renascimento publica aqui o discurso proferido na última Reunião da Assembleia Municipal de Mangualde, a que presidiu, no passado dia 13 de Setembro.

Discurso de agradecimento e despedida
Estimados membros desta Assembleia Municipal, estimado público, é tempo de despedida. Passaram 12 anos desde o dia 31 de Outubro de 2009, pelas 18:00, em que assumi as funções de Presidente da Assembleia Municipal de Mangualde. A Assembleia Municipal é o órgão deliberativo do município. Neste contexto, sempre procurei respeitar as competências que legalmente lhe são atribuídas, nomeadamente as suas Competências de apreciação e fiscalização e as Competências de funcionamento. Do mesmo modo, estive sempre consciente e procurei igualmente respeitar e estar à altura das competências específicas atribuídas a quem preside a tão relevante órgão.

Tive ainda como leme a consideração dos interesses superiores do município, a consideração da diversidade de pensamento enquanto forma de riqueza não negligenciável e a consideração de que o respeito, a elevação, a isenção e a ética devem pautar as relações interpessoais. Estas são, também, garante da requerida dignidade da vida democrática e autárquica.

Porque todas e todos falhamos, cometemos erros, é também aqui devido e quero deixar expresso um pedido de desculpas pelo que, em algum momento, possa ter corrido menos bem, pelo que não soube fazer melhor.
O percurso foi pautado pela diversidade. Diversidade de pessoas com quem contactei, diversidade de assuntos/problemas com que tive que lidar, diversidade de emoções e sentimentos, diversidade na qualidade e intensidade das experiências vividas, diversidade dos conhecimentos adquiridos e partilhados. Com tudo isto cresci como pessoa e profissional.

E porque é tempo de despedida é, também, momento de agradecimento. Se a confiança, a cooperação e a solidariedade são dimensões nucleares da minha vida, a gratidão é-me intrínseca. Assim, quero especialmente agradecer:

  1. Aos membros eleitos do Partido Socialista, aos dos demais partidos políticos, e a todos os Presidentes de Junta de Freguesia de cada um dos três mandatos. À única Presidente de Junta, endereço um especial cumprimento, desejando que inspire muitas outras mulheres a seguir-lhe o exemplo. A todas e todos, sem excepção, muito obrigada!
  2. À Dra. Paula Osório, pelo apoio prestado e inquestionável disponibilidade. Bem-haja!
  3. Aos Presidentes de Câmara com quem tive a honra de contactar: Dr. João Azevedo e Dr. Elísio Oliveira. Devo-lhes um especial agradecimento pelo empenhamento colocado num registo de cooperação institucional que importa destacar;
  4. Aos diversos membros do executivo camarário que em cada um dos mandatos tiveram comigo uma interlocução de mútuo respeito e colaboração;
  5. Aos Chefes de Gabinete: Dr. Filipe Pais e, depois, Dr. João Pedro Cruz. Ao primeiro, meu irmão, agradeço a imparcial cooperação com que sempre se relacionou comigo, ao segundo a certeza e segurança do seu apoio e colaboração;
  6. À Dr.ª Palmira Frutuoso Vaz e ao senhor Vítor Tenreiro; à Dr.ª Cristina Matos e ao senhor António Fernandes; de novo à Dra. Cristina Matos e ao Dr. António Ferreira, agradeço a confiança e apoio enquanto secretários dos 1º, 2º e 3º mandatos, respetivamente. Foram companheiros de jornada que não esquecerei. Uma palavra de especial apreço à Dra. Cristina Matos, pois foi quem por mais tempo me acompanhou e a quem devo muitos momentos de construtiva partilha;
  7. Ao público que, ao longo dos anos, escolheu fazer-se presente nas reuniões da Assembleia Municipal para expressar as suas preocupações e solicitar esclarecimentos. Agradeço-lhes não esquecendo que é para os munícipes que existimos e são eles quem servimos.
  8. Ao Dr. Rui Costa, na qualidade de dirigente do Partido Socialista de Mangualde, enquanto garante da articulação e estabilidade de um projecto político, também na sua qualidade de vereador;
  9. Ao Dr. João Azevedo devo um agradecimento especial. No dia em que ele, acompanhado do meu irmão, me visitou para me fazer o mais incomum e singular convite que alguma vez recebi, eu não tive total consciência do privilégio que este representava. Disse-lhe, medrosamente (confesso), que sim. Não me arrependo. Convidou-me para abraçar com ele um projecto que fez a diferença em Mangualde. Hoje abraça outro grande desafio. Desejo-lhe as maiores venturas e tem todo o meu apoio. Levará onde estiver o testemunho de uma política de proximidade, empatia e valorização das pessoas que não deixa ninguém indiferente e que muito valorizo e admiro. Muito obrigada Dr. João Azevedo por me ter permitido ficar na história de Mangualde como a primeira mulher Presidente da Assembleia Municipal e por tê-lo podido concretizar pelo maior nº de mandatos;
    Desejo aos que, como eu, estão de saída, assim como aos que se recandidatam as maiores felicidades e os maiores sucessos pessoais e profissionais.
    Presidir a este órgão foi uma honra, um privilégio que, espero, ter sabido honrar. Obrigada a todas as pessoas de Mangualde que em mim votaram e tornaram possíveis estes 12 anos. Obrigada a todas as Mangualdenses e obrigada a todos os Mangualdenses, sem exceção.

Até sempre, porque Mangualde sempre!

Leonor Pais
13.09.21