EDITORIAL Nº 817 – 1/3/2022

O Equilíbrio
As palavras atravessam gerações, os homens não!
O Jornal Renascimento, periódico quinzenal fundado em 20 de Janeiro de 1927, ao longo dos seus 95 anos que já leva de existência, sempre se norteou por ideais de Democracia e de Liberdade de Expressão.
Sempre se assumiu como defensor dos interesses de Mangualde e da Região adjacente, alheio aos poderes Institucionais, quer sejam de natureza política ou religiosa.
Por isso, o seu longo trajecto, a caminho do século, se tem pautado por princípios de isenção, imparcialidade e por uma informação rigorosa e verdadeira.
O Homem é um ser inteiramente livre. A Liberdade é um Direito que todos os cidadãos têm. Faz parte do conceito fundamental da Democracia e está protegido pela Declaração Universal dos Direitos dos Homem e pela Constituição da República Portuguesa.
Desta forma, podemos e devemos, todos exprimir ideias e opiniões, muitas vezes diferentes e às vezes contraditórias.
Chegados aqui, ao podermos expressar livremente, as nossas ideias, chegamos ao ponto de equilíbrio. Esse equilíbrio é fundamental e salutar para a nossa vida Democrática.
O Jornal Renascimento que é um Património de Mangualde existe para defender os mais altos interesses do Concelho e Região.
Este jornalismo de proximidade, sério, com critérios de verdade, defende as Culturas Locais e é um compromisso entre a Região e as pessoas.
A sua independência é fundamental e a sua liberdade vital.
Quando não houver Liberdade de Imprensa é porque a Democracia morreu.
Estamos no século da Comunicação Social para informar e difundir ideias.
A nossa vida é feita de escolhas que fazemos. Quando escolhemos uma coisa, inevitávelmente, deixamos de poder escolher outra.
Não conseguimos moldar o Mundo de acordo com a nossa vontade.
Estamos presos a cadeias de acontecimentos com limitada liberdade.
Nem sempre conseguimos mudar as nossas vidas, alterar o rumo das coisas, mas somos plenamente capazes de alterar a nossa atitude em relação aos acontecimentos. Como dizia o Filósofo Sócrates :- “ É preciso conhecer-se a si mesmo”!
A leitura é o principal mecanismo para a apropriação do Conhecimento e para perpetuar a Cultura.
Para termos equilíbrio, tranquilidade na alma, ou ausência de inquietação, numa sociedade em que abunda o consumismo, em que o “ter” é mais importante que o “ser”, é necessário o nosso autocontrolo e a firmeza para superarmos as emoções destrutivas, porque por mais pequenas que sejam se podem tornar em sentimentos de fúria ou de ira.
Temos de aceitar as situações como elas são e temos de aprender a conviver com elas.
Como dizia o Filósofo Séneca – “O Homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário! Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”.