Uma boa Recomendação, que foi rejeitada


Na assembleia municipal do passado dia 25 de Fevereiro, a Coligação PSD/CDS apresentou ao executivo camarário uma recomendação para que fosse criada, o mais rapidamente possível, uma unidade móvel de apoio à população das aldeias. Esta unidade móvel teria a dupla finalidade de prestar cuidados de saúde primários e de apoio social aos idosos e pessoas com dificuldade em se deslocarem. Na vertente dos cuidados primários o objectivo seria a prestação de serviços de enfermagem com a realização de testes rápidos, acompanhamento de doentes oncológicos, implementação de programas de combate ao tabagismo, obesidade e saúde oral, prevenção e reforço da saúde mental. Já no apoio social pretendia-se divulgar, entre outros, o complemento social para idosos, o atestado médico de incapacidade multiusos ou os benefícios fiscais existentes, ajudando na divulgação e preenchimento da documentação necessária, minimizando a burocracia existente.
O intuito de levar estes serviços às aldeias prende-se com o facto de a população estar cada vez mais envelhecida e, consequentemente, com dificuldade em se deslocarem a estes serviços, existentes apenas no centro da cidade. Entendemos que urge que todos os Mangualdenses tenham as mesmas condições de acesso a cuidados de saúde e que os nossos idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade não sejam deixados para trás e esquecidos só porque não moram no centro da cidade. É nossa convicção, como deveria ser de todos, que estas pessoas que não tem como se deslocar não têm que estar à mercê da ajuda de vizinhos num trabalho que tem que ser da autarquia.
Assim não entendeu o Sr. Presidente da Câmara que referiu estar em total desacordo com esta recomendação e que a solução para Mangualde passa por termos mais médicos.
Muito nos espantou que o Sr. Presidente tivesse recusado liminarmente a nossa recomendação quando é sabido que a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM), da qual a autarquia de Mangualde faz parte, se candidatou no dia 27 de Abril ao Programa Operacional Centro 2020 para a aquisição de 12 viaturas que visam este serviço.
Irá o Sr. Presidente colocar-se em discordância com a CIM e recusar os fundos para aquisição da viatura para Mangualde? Desconheceria o Sr. Presidente a candidatura ao referido Programa? Ou simplesmente terá discordado peremptoriamente da recomendação do PSD/CDS só por não ter vindo do seu partido?
É que, se é bem verdade que precisamos de mais médicos, também é certo que os médicos não irão resolver os problemas de saúde às pessoas que não se podem deslocar até eles.
Seja qual for o motivo para a discordância e recusa da recomendação, nenhum deles nos parece válido e, por isso mesmo, continuamos disponíveis para trabalharmos com o executivo camarário nesta ideia, assim que se apercebam que independentemente de quem apresenta a recomendação, se a mesma for boa – que é o caso, basta ver que a CIM já a colocou em prática – deve ser sempre tida em consideração.
Estaremos sempre pelos Mangualdenses.

Os membros da AMM da Coligação PSD/CDS