AGRICULTORES DE MANgUALDE ATUALIZAM CARTÕES DE APLICAÇÃO DE produtos fitofarmacêuticos


O Município de Mangualde, nomeadamente o Gabinete de Apoio ao Agricultor, em parceria com a DRAPCENTRO promoveu, no passado dia 10 de março, a primeira prova de atualização dos cartões de validação de aplicação de produtos fitofarmacêuticos para os agricultores do Município, que detinham o cartão + 65, com o prazo de validade de 5 anos. O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, esteve presente na iniciativa.
Os requisitos para a renovação dos cartões de aplicação de produtos fitofarmacêuticos, diferem consoante a idade dos agricultores e da realização de formações, sendo aplicadas as seguintes diretrizes:
Para aplicadores que nasceram depois de 16/04/1948:
Entre o 9º e o 10º ano após a última ação de formação – necessita de comprovativo da Ação de Reciclagem homologada pela DRAPC e do requerimento;
Após o 10º ano da última ação de formação – necessita do comprovativo de nova Ação de Formação homologada pela DRAPC de 25, 35 ou 50 horas e o requerimento.
Para aplicadores que nasceram antes de 16/04/1948:
Antes do 5º ano do prazo de validade referida no cartão+65, com formação de acordo com o despacho 3147/2015, de 27/03 – necessita de preencher o requerimento e anexar cópia do cartão;
Terminado o prazo de validade do cartão + 65 (5 anos), referente a prova que efetuou formação de acordo com o despacho 3147/2015, de 27/03 – necessita de prova de atualização e o requerimento.
Para além desta iniciativa, muitas outras semelhantes serão realizadas, dependendo do número de pedidos feitos aos serviços do Gabinete de Apoio ao Agricultor para a realização das mesmas. Uma vez mais, o Gabinete de Apoio ao Agricultor do Município de Mangualde mostrou estar atento às necessidades dos agricultores do concelho, permitindo uma rápida solução para a caducidade da validade dos seus cartões.