O poder do marketing


O marketing é tão antigo quanto a historia da civilização. Desde cedo que o Homem percebeu que a persuasão era um factor importante para o atingimento dos seus objetivos. Chamar a atenção e influenciar as pessoas foi determinante nas primeiras relações comerciais e continua a sê-lo nos dias de hoje. Os pregoeiros foram os primeiros profissionais do marketing. O surgimento da imprensa e o desenvolvimento dos media, impulsionaram e diversificaram as técnicas de marketing.
Os tempos mudaram, a sociedade evoluiu, hoje os clientes procuram qualidade e são mais exigentes e seletivos. O foco na produção, deu lugar ao foco na venda, seguindo-se o foco no cliente. A Internet e o mundo globalizado, alteraram a forma de fazer marketing para sempre. O surgimento dos motores de busca, os websites, os emails, os blogues e as redes sociais levaram ao aparecimento do marketing digital. À distância de um toque, é possivel comparar ofertas, preços e caracteristicas dos produtos em qualquer parte do mundo. Vivemos uma verdadeira guerra de marketing pela atenção do consumidor.
Mas como funciona o marketing digital?
Vou tentar exemplificar com um pequeno exemplo: Se queremos ir de férias pesquisarmos um destino turístico num motor de busca. Ao entrar no site de uma agência de viagens, vemos um anúncio sobre uma app que encontra o melhor alojamento num determinado local. Achamos interessante e descarregamos a app. Ao fazer o registo com o email, estamos dar informação para o marketing digital fazer o seu trabalho. Ao fim de uns dias, recebemos uma notificação para continuarmos a pesquisar alojamentos na app. Como temos interesse, encontramos o alojamento ideal e decidimos efetuar a reserva no site da agência. No entanto, por qualquer motivo não concluimos a compra. Uns dias depois, a agência envia-nos um email personalizado, com possibilidade de ajustar a nossa reserva no próprio email. Ao concluir o pedido, o formulário já vem preenchido com as nossas informações, permitindo de forma rápida e autónoma efetuarmos a compra. Umas horas depois, recebemos uma SMS com a confirmação da reserva e ainda com uma oferta especial. Ficamos tão contentes que decidimos comentar a boa experiência nas redes sociais. O marketing da agência de viagens, analisa os comentários nas redes sociais que mencionam a agência e identificam-nos como um influenciador e um cliente valioso. Com o histórico das nossas ações, preferências e dados fornecidos, vamos construindo o nosso perfil, permitindo que a agência de viagens nos faça ofertas personalizadas e úteis. Esta não tardou a enviar um convite para uma feira de viagens com oferta de um voucher… e é assim que funciona o marketing digital.
Podemos dizer que o marketing é o “conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os clientes, parceiros e sociedade em geral”. Por trás do marketing, está a preocupação com o que produzir, onde vender, por qual valor e de que forma anunciar o produto para o consumidor. Passa por estudos de mercado, definição de estratégias de posicionamento de mercado, publicidade, propaganda e técnicas de venda. Hoje mais preocupado com toda a jornada do consumidor, focado em proporcionar boas experiências e superar as suas expectativas.
“A verdade é que o mundo está em constante evolução, e o marketing deve ser capaz não só de se adaptar às mudanças como também prevê-las.”