EDITORIAL Nº820 – 15/04/2022

Feliz Páscoa
Após um longo período de pandemia, que nos impossibilitou de exprimir de forma sensível e concreta saudades e afectos e que foi causa de sofrimento, às vezes grave e até mortal, estamos a iniciar um outro período, menos doloroso e que talvez nos permita regressar a uma certa normalidade.
Esses tempos difíceis que vivemos tornaram-nos mais conscientes, mais solidários e mais humanos.
E descobrimos essa coisa desconhecida que vale mais que a riqueza e a volúpia. Os abraços que são as verdadeiras cadeias do amor.
Vamos comemorar a Páscoa, que celebra a Ressurreição de Cristo conforme relata o Novo Testamento.
Este dia, vem a seguir à Quinta Feira que comemora a Última Ceia e a Sexta feira que é a Cruxificação e a morte de Jesus no Calvário.
Esta festa de Páscoa, que é móvel, e este ano é em 17 de Abril, é o momento para os Cristãos de todo o Mundo Católico festejarem este dia Salvador.
E é costume as pessoas trocarem entre si ovos de Páscoa que é o Simbolo do Túmulo Vazio.
Jesus morre com o intuito de libertar a Humanidade do Pecado. Porém, para os Judeus significa a libertação do seu povo, que vivia no Egito e era nesse tempo escravo.
Assim, Páscoa, nome judaico, significa “Passagem”ou “Travessia”, o percurso feito pelos Judeus, atravessando o Mar Vermelho em busca da Terra Prometida, promessa feita por Deus.
Mas, o verdadeiro significado é a “Passagem” da morte para a vida, a Ressurreição.
Nesta Páscoa, o que todos nós desejamos e estamos necessitados é de Paz, Amor e muita Esperança.
Vivemos tempos anormais; uma crise sanitária, que foi e ainda é económica, social e politica e agora de guerra.
Estamos a navegar num mundo de imensas dificuldades, incertezas e imprevistos. Como se costuma dizer – navegar um pouco à vista.
Resta-nos a Esperança!
Que todas as nossas famílias sejam abençoadas!
Que a Páscoa seja um símbolo de Paz, de Fraternidade, de Amor e que os verdadeiros valores cristãos façam da Família o sustentáculo para a manter, conservar, dentro dos valores da ética e da moral.
Páscoa Feliz!