Mangualde e a modernização da Linha da Beira Alta
Supressão temporária de comboios, substituídos por Rodovia

A Linha da Beira Alta, que passa pela Cidade de Mangualde, é a principal ligação ferroviária à Europa.
Faz parte da Rede Trans - Europeia de Transportes, integrando o Corredor Ferroviário de Mercadorias n.º4.
Esta importante linha de Caminho de Ferro, inaugurada em 1882, há 142 anos, liga a Estação da Pampilhosa, na linha do Norte (Lisboa / Porto) e Vilar Formoso, estação fronteira com a Espanha, numa extensão de 202 Kms. É uma linha de via única, alguns troços duplicados, de bitola Ibérica e últimamente electrificada. Ao longo da linha tem 12 túneis e várias pontes e a sua construção beneficiou uma Região de forte densidade populacional, um grande número de indústrias, fiação e tecelagem, mercadorias agrícolas, gado e vinho.

Mangualde deve o seu incremento ao caminho de ferro e ao escoamento para o País e para a Europa dos lanifícios reunidos nos seus inúmeros armazéns.
Passam nesta linha e com paragem obrigatória na Estação de Mangualde , os dois comboios mais importantes do País, o “Velhinho” “Sud Express”, que liga Lisboa a Paris e o “Lusitânea Express”, ligando Lisboa a Madrid.
Devido às obras de modernização desta linha, a circulação no troço Pampilhosa/Guarda foi suspensa no dia 19 de Abril e prevê-se o seu encerramento por um período de 9 meses. Durante este período serão disponibilizados transportes rodoviários alternativos.
As obras incluem a substituição das travessas de madeira, por cimento e os carris e é um investimento de cerca de 500 milhões de euros, que vai tornar esta ligação a principal a Espanha e à Europa.
Troço Pampilhosa / Santa Comba Dão ( 34Kms)- 80 milhões de Euros. Santa Comba Dão / Mangualde (40 Kms) - 112,2 milhões de Euros.
Alterações nas Estações de Mortágua, Gouveia e Fornos de Algodres para cruzamento de comboios com 750 metros de comprimento. Entre Mangualde e Celorico da Beira (34 Kms), modernização do troço ferroviário, com requalificação integral - (103 milhões de Euros).
Está prevista a supressão da passagem de Moimenta / Alcafache e construído um desnivelamento.
Com todos estes investimentos na melhoria da Linha da Beira Alta, pretende-se potenciar o transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e Espanha.
O Concelho de Mangualde tem o que outros gostariam de ter, mas não têm. Mangualde, desde há muito que pode e deve ser, uma plataforma logística, da Região já que dispõe de infra-estuturas especiais para o poder ser. Uma Linha Internacional de Caminho de Ferro e uma Auto Estrada também internacional (A25).