DIA MUNDIAL DAS ABELHAS CELEBRADO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM MANGUALDE


A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, localizada em Mangualde, assinalou a 20 de maio o Dia Mundial das Abelhas. A celebração da efeméride, promovida em parceria com a COOPBEI, integrou uma pequena exposição alusiva ao tema que pretende sensibilizar a comunidade, em especial as crianças e jovens, para as questões da polinização e para a importância do setor primário. Esta mostra esteve patente na Biblioteca até 30 de maio.
A exposição era composta não só por várias publicações sobre a temática das abelhas, mas também, uma colmeia, favos e o próprio mel.
Em Mangualde existem diversos produtores de mel, como por exemplo: Harald Hafner, Adelino Rodrigues da Costa, Paulo Feliciano, Mel de Quintela, Celestino da Silva Laires, entre outros.
O Dia Mundial das Abelhas comemora-se a 20 de maio, uma vez que a ONU estabeleceu esta data para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. A efeméride realça a dependência do mundo em relação a estes insetos e a necessidade de conservação para resolver questões de abastecimento global de alimentos. As abelhas como polinizadores são cada vez mais ameaçadas pela ação humana. A sua função é considerada essencial para que prevaleça a interação saudável entre o meio ambiente e os seres vivos.  Cerca de 90% das espécies de plantas com flores silvestres dependem total ou parcialmente da polinização animal. De acordo com a ONU, a ação dos polinizadores não apenas contribui, de uma forma direta, para a segurança alimentar, mas também é fundamental para a conservação da biodiversidade.