1.ª Conferência de Meios de Comunicação Ibéricos

A cidade de Mangualde vai provavelmente ser o palco da 1.ª Conferência de Meios de Comonicação Ibéricos com o tema Natureza, Ambiente e Pesca a realizar nos dias 4, 5 e 6 de Novembro, precisamente coincidente com o Cartaz Maior da Cidade - A Feira dos Santos.
Nos anos de 1995, um grupo de Jornalistas de todas as Regiões de Espanha, resolveram criar um novo Conceito Turístico de Pesca, tendo como base a Natureza e o Meio Ambiente.
E, assim nasceu o 1.º Encontro da Comunicação Social, jornada de convivência, com um grupo de especialistas e técnicos, escolhidos, para debater problemas inerentes à Pesca, como a aclimatação, a alimentação, a acção do vento, a côr das águas por efeito do pólen, o repovoamento, a mortandade e a enfermidade.
Desde essa data, anualmente, o Grupo tem vindo a realizar as suas reuniões, na Galiza, em terras de Santiago de Compostela no maravilhoso Embalse de Vilagudín, a primeira concessão de pesca criada pela Xunta da Galiza, para gestão privada de águas públicas na Região.
Este Embalse foi cuidadosamente repovoado, dividido a meio por uma rede para separar salmões (5/7Kgs.), das trutas fário e arco íris ( 3/4Kgs) e das trutas autóctones.
E funciona de uma forma simples. O pescador inscreve-se e só paga o preço do peixe que pescou.
Como apoio possui um restaurante e guias com viaturas todo o terreno para vigiar e levar aos pesqueiros atribuídos os pescadores e os acompanhantes.

Um Encontro muito singular

Após a jornada de algumas
centenas de quilómetros, de
diversos pontos de Espanha, a
chegada ao Hotel é reconfortante.
E logo, em contacto com os companheiros
se cria um vínculo de alegria, de comunhão,
uma corrente de amizade que perdurará pelo
tempo fora. E contam-se as típicas farroncas,
as “mentiras” dos pescadores. De tal forma que
num local, lá para Trás-os- Montes, alguém escreveu o seguinte cartaz. - “Por aqui passaram muitos caçadores, pescadores e outros mentirosos”!
A Conferência tem uma parte formal. Painéis para apresentação de projectos ou discussão de ideias.

Ah…Y Ademas Pican…
E nos tempos mortos não resistem a uma pescaria!
Esta reunião de amigos, de companheiros, dá para conhecer outros meios de comunicação, intercambiar impressões, trocar experiências, num companheirismo amigo, sincero.
É o “ balão de oxigénio” dos que vivem nas grandes cidades, no stress do trabalho e na confusão. A pesca é a “válvula de escape” dos Jornalistas.
Descanso e “aficion”, um binómio da imaginação!
E juntar mais de meia centena de Jornalistas, de Madrid, País Basco, Astúrias, Cantábrida, Catalunha, Castela-León, Galiza e Portugal é obra.
E levar com as suas notícias, a toda a Península, o nome da Cidade de Mangualde, realçar a sua importância, a óptima situação estratégica, a sua riqueza Turística e Natural.

O Jornal Renascimento é um dos convidados
Faz parte deste grupo, há mais de 20 anos, o Escritor e Jornalista António Fortes, que nos anos 2.000 era Proprietário, Director e Editor do Jornal Notícias do Eixo Atlântico, feito em Português e Castelhano que circulava no Norte de Portugal, Galiza e Castela León.
Vem desse tempo a integração no Grupo. Este ano de 2022, após dois anos de suspensão da Reunião, por causa da pandemia, António Fortes foi nomeado Director Técnico do Encontro.
Foi aproveitando esta situação que foi lançada a feliz ideia de este ano a Conferência ser em Portugal, concretamente na Cidade de Mangualde.
E, como António Fortes dirige o Jornal Renascimento, este foi convidado a integrar o Grupo.
Neste momento estão a ser feitos todos os contactos para que o Encontro seja feito em Mangualde.
Mangualde teria assim possibilidade de se projectar na Península Ibérica, divulgar as tradições, os costumes sociais, a natureza e o Património Cultural.