Festas de Fagilde e Festival Folclórico Ibérico

Fagilde realiza nos dias 4, 5 e 6 de Agosto as suas tradicionais Festas de Verão.
Esta aldeia, na margem esquerda do Rio Dão, tem uma posição estratética na Região, porque é atravessada pela A25 e tem um importante Nó Rodoviário.
Localiza-se na sua área a Barragem de Fagilde, um importante polo de desenvolvimento Local e Regional e abastecedor de água para os 5 concelhos limitrofes.
Pois, para engrandecer a sua Festa, nada melhor que convidar um Rancho Folclórico, da Região de Toledo, banhada pelo Rio Tejo e a escassos 70 quilómetros de Madrid.
Toledo grande Centro Cultural, Património da Humanidade, foi considerada por Miguel de Cervantes, autor do Livro Don Quixote de La Mancha, o mais famoso e lido escritor espanhol como “ A Glória de Espanha”.
Don Quixote “O Cavaleiro da Triste Figura”, acompanhado pelo seu fiel escudeiro Sancho Pança, avançava por montes e vales a lutar contra gigantes (Moinhos de Vento) e cavaleiros imaginários, sem esquecer a sua muito amada Dulcineia.
Esta imortal história de um cavaleiro “louco” que buscava a defesa dos seus grandes ideais, tornou-se um clássico e deu início ao romance moderno no fim da Idade Média.
A perfeita escolha de Ranchos desta antiga cidade, localizada nas planícies de Castilha-La mancha, no centro de Espanha, cujo antigo casco histórico se desenvolveu na margem direita do Rio Tejo, que a banha, é uma boa aposta para a projeção da Aldeia de Fagilde em terras de Espanha.
Esta maravilhosa cidade de Toledo, antiga Capital do Reino de Castela, com as suas velhas muralhas celtibéricas, conhecida pela qualidade do seu aço de alta qualidade, incrivelmente duro, fabricou espadas e armaduras, durante séculos, para ferozes combates.
Este importantíssimo Arcebispado, só deixou de ser capital em 1561, quando Filipa II mudou para Madrid.
Este ano de 2022, após o período de pandemia, que paralizou o Mundo, Fagilde retoma as suas Festas com a força de as tornar únicas.
A nossa Terra é a nossa Pátria!
Quem não sabe amar a sua terra, não é digno de aí ter nascido.
Festa rija!…

25º. FESTIVAL (8º Internacional) DE FOLCLORE – RANCHO FOLCLÓRICO
“OS ROUXINÓIS DO DÃO DE FAGILDE”
DIA 06 DE AGOSTO DE 2022 (Sábado)
PROGRAMA
18h00 – Concentração dos Grupos no Restaurante Marés Vivas – (Live Beach) Praia de Mangualde), Avenida Nossa Sra. do Castelo.
18h30 – Lanche/Convívio
20h00 - Concentração dos grupos junto à Sede do Rancho
20h30 – Desfile/Início do Festival com atuação dos Grupos:
Rancho Folclórico “Os Rouxinóis do Dão de Fagilde” - Fagilde – Mangualde
Grupo Etnográfico da Freguesia da Anobra - Anobra – Condeixa-a-Nova
Asociación Cultural de Danzas y Costumbres Miguel Esteban - Miguel Esteban – Toledo (Espanha)
FESTAS DE FAGILDE – AGOSTO 2022
Dia 04 – Grupo Musical “HI-FI”
Dia 05 – Grupo Musical “TZ MUSIC”
Dia 06 – Grupo Musical “SOMA &SEGUE”
Dia 07 – Grupo Musical “BANDA EUROPA”