Alunos do Curso Profissional de Informação e Animação Turística do Agrupamento de Escolas de Mangualde lançam Turismo Industrial em Mangualde


No dia 29 de junho de 2022, o Turismo Industrial chegou a Mangualde pelas mãos dos alunos do Curso Profissional de Informação e Animação Turística, Rui Conceição e Pedro Ferreira da Escola Secundária Felismina Alcântara.Os jovens no âmbito da sua PAP-Prova de Aptidão Profissional, definiram a 1ª rota de Turismo Industrial mangualdense.Lançaram o desafio direto a 4 empresas que prontamente se envolveram no projeto. E como no turismo mais do que produtos vendem-se emoções, em cada uma destas empresas visitadas conceberam-se atividades e sentiram-se experiências únicas.
O dia começou com a receção da CEO SrªDrª Carla Morais, na Costa Ibérica Madeira & Derivados S.A. Os jovens demonstraram o ciclo produtivo na perspetiva de integração vertical culminando na plantação de um pinheiro. Depois de muito suor nesta plantação, o grupo seguiu para o Patronato, para saborear um dos ex-libris de Mangualde, o Pastel de Feijão. E de seguida, sobre rodas visitou a MAN Truck and Bus onde os turistas foram convidados pelo CEO, Sr Engº Fernando Rebelo a subirem a bordo do novo MAN TGX. A terminar a manhã, os Rojões à moda de Mangualde esperavam no Restaurante Típico “O Valério”.
Na parte da tarde decorreu a visita à Ernesto L. Matias, Lda onde as ferramentas Verdugo foram contextualizadas na sua longa história e o CEO Sr Engº Luís Filipe Matias, acompanhou o grupo e proporcionou o “cavar a terra“ com uma enxada verdugo. De lá,fez-se a partida em direção à HR Group, SA onde o CEO Sr Dr Fernando Mateus deu as boas vindas e acompanhou os visitantes no ciclo produtivo dos EPI´S e numa experiência única pôde-se coser à máquina ligando trapos que se conjugaram nas cores da nossa bandeira,e na primeira peça feita por turistas a ser uma potencial manta de retalhos destinada a causas sociais.
O dia terminou com a visita ao Palácio dos Condes de Anadia, num momento onde o Turismo Industrial se ligou ao Turismo Cultural. 
Abre-se a porta a novas parcerias empresariais.O Turismo Industrial em Mangualde apresenta-se como um ativo diferenciador no mercado turístico. A oferta deste produto turístico potencia o desenvolvimento da economia local atuando transversalmente com outros segmentos do mercado turístico designadamente o Turismo Cultural e o Gastronómico que num efeito de dominó desenvolve todos os serviços HORECA.