CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE ATRIBUI BOLSAS DE ESTUDO PARA ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR


A Câmara Municipal de Mangualde vai atribuir bolsas de estudo aos estudantes do Ensino Superior do concelho pelo sétimo ano consecutivo. O Município de Mangualde tem vindo a apostar fortemente na atribuição de Bolsas de Estudo de acesso ao Ensino Superior. No ano letivo 2021/2022 foram apresentadas 76 candidaturas e atribuídas 56 bolsas e, nos últimos seis anos foram atribuídas 200 bolsas, representando um investimento total de 70 000€.
Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, destaca que “trata-se de uma ação inserida nas políticas educativas e sociais do município, que visa ajudar os jovens da região em que as condições financeiras do agregado familiar não permitem que frequentem o Ensino Superior”. Marco Almeida sublinha ainda que “esta medida, para além combater o abandono escolar por falta de condições monetárias, é uma iniciativa de promoção à igualdade de oportunidade e coesão social”.
Considerando as dificuldades económicas que afetam algumas famílias do município, a autarquia de Mangualde entende que deve apoiar e motivar a progressão de estudos após a escolaridade obrigatória, através da atribuição de bolsas de estudo a jovens naturais e residentes do concelho, incentivando assim a formação de quadros técnicos superiores na região.
As Bolsas de Estudo destinam-se, assim, a estudantes matriculados em cursos conducentes ao grau de licenciatura, com ou sem mestrado integrado, e ao grau de mestrado, sendo atribuídas em função dos rendimentos anuais do agregado familiar.
CANDIDATURAS ATÉ 15 DE NOVEMBRO
As candidaturas decorrem até 15 de novembro, com o preenchimento do boletim de candidatura e dos respetivos documentos obrigatórios e entrega no Gabinete de Ação Social de Mangualde ou no balcão único.