MANGUALDE – UMA TERRA COM FUTURO

Feira dos Santos - Tradição na modernidade, sempre
Aproximamo-nos do primeiro fim-de-semana completo de Novembro, e com ele da maior festividade do concelho de Mangualde: A Feira dos Santos.
A Feira dos Santos é o maior evento que anualmente se realiza em Mangualde, pelo significado que tem em termos económicos, sociais e culturais. Para além de sentido comercial, inicialmente para transação dos variados produtos agrícolas, foi evoluindo com os tempos para uma feira em que era possível encontrar todo o tipo de produtos. Até meados do século XX era, para muitos, a melhor oportunidade de negócio e ponto de encontro obrigatório que marcava a vida social do ano na Beira Alta.
A evolução económica e social que a democracia e a integração europeia trouxeram a Portugal, a proliferação de novas formas de comércio, os novos hábitos de consumo, os novos meios de transporte e comunicação, a evolução urbana de Mangualde foram moldando a forma como Feira dos Santos foi evoluindo. Houve momentos de maior glória e outros de alguma decadência, mas a tudo a Feira dos Santos soube sobreviver, adaptando-se e inovando. Sendo algo de identitário para todos os mangualdenses, foi em bom tempo que em 2010 retornou às ruas do centro de Mangualde, onde a sua verdadeira alma e coração sempre estiveram. Foi então possível abri-la ao novo ritmo dos tempos, torná-la mais atrativa para os que nos visitam, dar mais conforto e segurança aos feirantes, trazer novos negócios e novos produtos, voltar a ter exposições de máquinas agrícolas e de animais, mostrá-la ao mundo por via das transmissões televisivas. Hoje, a Feira dos Santos é uma das mais importantes montras dos nossos produtos endógenos, daquilo que mais e melhor nos define como produtores de excelência. Adaptando-se aos tempos, a Feira dos Santos de hoje conjuga provas dos nossos excelentes vinhos do Dão e queijos da Serra com demonstrações gastronómicas protagonizadas por chefs de renome, sem deixar de manter bem vivo o culto da tradição das febras que tanta fama lhe granjeou. A participação de artesãos confere-lhe um brilho de qualidade e a animação de rua veste de alegria as ruas da cidade, trazendo para a calçada a agitação de que todos nos sentimos inundados.
A Feira dos Santos é, por tudo isto, o melhor e mais emblemático cartaz turístico do concelho de Mangualde.
Dois anos depois e agora que a pandemia nos deu tréguas, aqui está de novo a nossa Feira dos Santos sempre diferente, sempre apetecível na sua autenticidade. Para que este sucesso, com 300 anos, se mantenha com vigor e atratividade temos que continuar a inovar e a surpreender, alimentando assim a eterna expetativa das futuras gerações