VÁRIAS INICIATIVAS ASSINALARAM “Outubro Rosa” EM MANGUALDE

Mais uma vez, o movimento “Outubro Rosa” foi assinalado no concelho de Mangualde com várias iniciativas com vista à consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgação de informação e formas de apoio à mulher e família. De salientar que, este ano, o movimento “saiu” da cidade e algumas das iniciativas realizaram-se nas freguesias de Quintela de Azurara, Freixiosa, União de Freguesias de Tavares, Fornos de Maceira Dão e Espinho, revelando-se um grande sucesso pela quantidade de gente que aderiu.
Destacamos também, neste “Outubro Rosa” a receção duma representação da Liga Portuguesa Contra o Cancro na Câmara Municipal de Mangualde, na tarde do passado dia 21 de outubro.
Depois dos cumprimentos e boas vindas, Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde valorizou o trabalho que tem sido feito no concelho por parte do Grupo de Voluntariado, ali representado pelo Sr. Manuel Marques. Salientou o grande envolvimento por parte das entidades e instituições locais, permitindo um trabalho em rede na defesa desta problemática. “Ficamos muito satisfeitos por receber uma delegação duma causa tão nobre. Não estamos a falar de obras, mas sim de valores, algo que é muito importante.”, finalizou Marco Almeida.
O Grupo de Voluntariado de Mangualde tem realizado um trabalho verdadeiramente importante na divulgação da doença por todo o concelho e este ano, o facto de ter alargado o “Outubro Rosa” às freguesias mostrou o quão essencial é sensibilizar a comunidade para esta doença. Manuel Marques, do Grupo de Voluntariado, deixou reconhecido agradecimento pela forma como foram recebidos e, acolhidas as atividades desenvolvidas nos vários locais.
A Drª Natália da Liga Portuguesa Contra o Cancro, salientou a importância da divulgação da doença. Uma doença crónica, que bate cada vez mais à porta das famílias e deixa marcas a vários níveis e, se for diagnosticada numa fase inicial há uma maior probabilidade de cura.
A Liga tem na região centro 78 delegações e o que se pretende é que os grupos de voluntariado ajudem a passar a palavra e a dizer “estamos aqui para lutar por esta causa e queremos ajudar todas as pessoas que nos batem à porta a pedir ajuda”.
A vinda desta representação a Mangualde teve também a finalidade da visita à Empresa Têxtil CBI.
A CBI, pegando num projeto levado a cabo no ano passado pelas Guias de Mangualde, que confecionaram “Almofadinhas do Coração”, confecionou este ano almofadas que neste dia, 21 de outubro, entregou à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Estas almofadas e, também, sacos para colocar os drenos, começaram cá em Portugal a ser confecionadas no Pombal, são distribuídas pelos hospitais e pelo IPO e têm a finalidade de permitir às senhoras que são operadas, o descanso do braço.
Saliente-se, que o cancro da mama é o mais prevalente (com maior número de casos) em Portugal e em todo mundo, mas se diagnosticado precocemente, é um dos que tem maior taxa de cura. É, por isso, fundamental difundir a mensagem da prevenção e alertar as mulheres para o diagnóstico precoce e rastreio. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, no nosso país, estima-se que mais de 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1800 mulheres por esta doença. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.