Doçura ou travessura?


O Halloween ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro na maior parte dos países, mas muito tradicional nos Estados Unidos. A palavra Halloween é a abreviação da expressão “All Hallow’s Eve”, pela junção das palavras hallow, que significa santo e eve, que significa vespera, pois ocorre no dia anterior à celebração do dia de Todos os Santos.
A sua origem é muito antiga. Julga-se que origem desta festa tem mais de 3000 anos e surgiu com os Celtas, povo politeísta, que acreditava em Deuses e nas forças da natureza. Estes festejavam o festival de Samhain, com início a 31 de Outubro e com a duração de 3 dias, onde comemoravam o fim do verão e a passagem de ano celta, com início a 01 de Novembro. Acreditava-se que nessa noite os mortos se levantavam e assombravam os vivos e por esse motivo, estes usavam mascaras e fantasias para enganar os espiritos e artefactos sombrios para se defenderem. As mulheres celtas faziam o “bolo da alma” para oferecer como forma de apaziguar os espiritos.
Embora de origem pagã, o Halloween recebeu esse nome após ser cristianizado pela Igreja Católica, que passou a defini-lo como véspera do Dia de Todos os Santos.
Entre espíritos e feitiços, existem várias teorias, mas a mais consensual, considera que a origem da expressão “Doçura ou travessura” é uma antiga tradição da Idade Média, em que durante o dia de Todos os Santos, algumas famílias pobres batiam às portas das casas das pessoas ricas e ofereciam-lhe uma oração para os seus falecidos em troca de algumas moedas.
A brincadeira tal como a conhecemos hoje, surgiu na década de 1950, devido a uma campanha de UNICEF para coletar alimentos e doces para crianças desfavorecidas.
Nesta noite, as crianças em grupo batem às portas da vizinhança na expectativa de receberem doces e guloseimas. Se alguem abre a porta, exclamam em coro: “Doçura ou travessura!” (trick or treat, em inglês), mas caso não aconteça eles não se vão embora e preparam algumas travessuras.
A cultura da celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos, cuja tradição foi levada pelo Irlandeses, mas com o tempo foi ganhando popularidade e hoje comemora-se em grande parte de mundo. Atualmente, a comemoração possui um grande valor comercial e a data é feriado nos Estados Unidos. As casas e as ruas decoram-se em tons laranja e preto, com temas sobrios e assustadores como caveiras, múmias, bruxas, vampiros, morcegos, gatos pretos e grandes abóboras em forma de rosto com velas dentro. A cor laranja é associada às folhas das árvores no início do outono e o preto à noite. Para os celtas os mortos assumiam a forma de esqueletos e fantasmas e no festival de Samhain, as fogueiras atraiam os morcegos. Já a tradição das abóboras iluminadas com velas, originalmente nabos, vem do folclore da Irlanda, inspirada na figura de “Jack da lanterna” (Jack o’lantern, em inglês), um jovem que impedido de entrar no céu, enganou o diabo e fugiu do inferno, vagueando pelas ruas usava uma lanterna feita com um nabo para iluminar o caminho.