Bibliotecários de Leitura Pública da Rede Intermunicipal Viseu Dão Lafões reuniram-se em Mangualde


Os Bibliotecários de Leitura Pública da Rede Intermunicipal Viseu Dão Lafões reuniram-se em Mangualde num encontro informal onde partilharam preocupações e discutiram ideias sobre as bibliotecas. O encontro foi marcado com a visita à Exposição “Contrastes” de Sérgio Amaral que poderá ser visitada na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, até este mês de novembro. Pretende-se que depois de Mangualde a Exposição circule em itinerância por toda a Região Dão Lafões.
“A Exposição CONTRASTES acontece a favor da plena felicidade do ser humano, em comunhão estreita com todos os seres vivos e vegetais e pela preservação do planeta terra.
O título da exposição foi inspirado em pequenos textos escritos durante a execução dos desenhos. O caos, a serenidade, o equilíbrio, o transtorno, o sublime, convivem naturalmente.
Na aparente desordem dos materiais, das cores, das formas, das ideias, etc. etc., está a beleza eterna. A verdadeira riqueza é a da diferença. A verdadeira riqueza está no contraste.
A exposição CONTRASTES pretende levar o espetador a tomar consciência perante a diferença. O percurso foi desenhado através de uma série de instalações construídas com diferentes materiais, alguns reciclados. O percurso pela narrativa de formas, cor e luz pode levar o espetador a exercer sob a subconsciente, a dúvida e,
consequentemente, a transformação necessária a uma sociedade mais justa, generosa e amiga do ambiente.
No fundo a construção de uma sociedade humana, numa terra luminosa.”