DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

No dia 25 de novembro, dia que se assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde, uma Conferência sob o tema “Modelo de apoio às vítimas de violência doméstica” e a assinatura de Protocolo com APAV, com vista à criação de um gabinete de apoio no Concelho de Mangualde.
A sessão teve início com as boas-vindas pela Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde e Conselheira Interna para a Igualdade, Maria José Coelho, que na sua intervenção salientou as muitas atrocidades que se comentem no mundo, particularmente com o sexo feminino. Em relação ao concelho de Mangualde, mostrou a sua satisfação, porque no que respeita à ação social, Mangualde é um concelho que tem procurado uma ação de proximidade para dar resposta às várias solicitações. Salientou o projeto pioneiro que é a construção duma ERPI (residência para idosas vitimas de violência doméstica), a candidatura a um projeto para requalificação de um espaço destinado à criação de dois apartamentos para vitimas de violência ou, para quem necessite de alojamento temporário urgente e, o protocolo, neste dia assinado, com a APAV para a criação e um gabinete no concelho de Mangualde.
A finalizar, Maria José Coelho, deixou números preocupantes. Em 2021 foram reportadas 24 situações de violência doméstica e neste ano de 2022 já se contam 37, sendo que, Mangualde é o concelho do distrito de Viseu onde se registou um maior aumento dos casos.
Após as palavras da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal, foi a vez de Natália Cardoso, Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra da APAV dar continuidade ao evento com a conferência sobre a temática “Modelo de apoio às vítimas de violência doméstica”. Natália Cardoso, começou por apresentar a APAV e a sua área e forma de intervenção, terminando depois por centrar a conferência nas vítimas de violência doméstica.
João Lázaro, Presidente da APAV salientou a complexidade dos casos, que são cada vez mais violentos, particularmente no que diz respeito á violência doméstica, referindo a necessidade destas pessoas sentirem esperança e, neste sentido, a necessidade de se alargar cada vez mais o apoio às vítimas. Referiu ainda, que, este protocolo da APAV com o município de Mangualde, chega com o objetivo de poder ser mais uma instituição parceira no território.
Marco Almeida, Presidente da Câmara, encerrou a sessão congratulando-se por mais este passo do município de Mangualde no que respeita à área da Ação Social, a criação de um Gabinete da APAV no concelho, primeiro no distrito de Viseu, que vem reforçar todo o trabalho que tem sido desenvolvido pela rede social de Mangualde, permitindo ainda que, Mangualde, se assuma como concelho diferenciador nas respostas de igualdade, proximidade e segurança.

EXPOSIÇÃO “NÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”
Para assinalar a efeméride, teve ainda lugar, no Átrio da Câmara Municipal de Mangualde, a exposição “Não à Violência Doméstica”, constituída por cartazes que a APAV foi lançando ao longo dos anos, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância desta temática, nomeadamente da importância de denunciar a violência contra as mulheres.