“CRIANÇAS E JOVENS – O DIREITO A SER FELIZ” ESTEVE EM DISCUSSÃO EM MANGUALDE


A “II Jornada Anual da CPCJ Mangualde”, intitulada de “Crianças e Jovens – O Direito a Ser Feliz” aconteceu no passado dia 14 de dezembro, em Mangualde. A iniciativa, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mangualde (CPCJ), em colaboração com o Município, teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.
A sessão de abertura esteve a cargo de Fernando Espinha, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mangualde (CPCJ), de Mangualde, e de Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.
O primeiro painel contou com a intervenção de Cristina Nogueira Fonseca, que abordou o tema da “Parentalidade Positiva”. Seguiu-se o painel dedicado à temática “Família, jovens e escola – o percurso para o êxito”, que contou com a moderação de Nuno Jerónimo, NOS Portugal e com as intervenções de Duarte Marques, da Clínica Veterinária Rosela, de Hugo Marques, da Siemens Healthineers, de Inês Beja, do restaurante DeRaiz e de Manuela Belo, da Lekanto.
Após pausa para almoço, a tarde teve início com um momento musical protagonizado pela Associação “AMARTE”.  Seguiu-se o segundo painel, com a intervenção de Manuel Roxo, Procurador da República, Tribunal Judicial da Comarca de Viseu – Juízo de Família e Menores, que abordou o tema “O Ministério Público e a promoção dos direitos das crianças e jovens”.
Posteriormente, e com moderação de  Maria José Coelho, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, abordou-se o tema “O contributo das instituições na defesa das crianças e jovens”, com as intervenções de Cristina Azevedo, da Associação Pais em Rede, de José Lopes, Cabo Chefe do Destacamento da GNR de Mangualde – Programa Escola Segura, de Mónica Luís, representante das IPSS na CPCJ de Mangualde, de Rui Madeira, Psicólogo da AEM, de Sérgio Aleixo, Médico da USF Terras de Azurara, e de Marcelo Silva, Presidente da AE da Escola Secundária Felismina Alcântara.
A sessão de encerramento foi protagonizada por Fernando Espinha, Presidente da CPCJ de Mangualde.
A “II Jornada Anual da CPCJ Mangualde” foi realizada no âmbito da operacionalização do Plano Local de Promoção e Proteção das Crianças e Jovens de Mangualde. Este Plano tem como missão contribuir para a planificação, execução, monitorização e melhoria da ação na área infantojuvenil do território na promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens. E tem como visão constituir-se como um instrumento de referência na defesa desses mesmos direitos, numa relação convergente de todos os agentes comunitários no fomento, preferencialmente, de soluções de cariz preventivo.