ÁRVORE DO ANO 2023 EUCALIPTO DO CONCELHO DO SÁTÃO É O VENCEDOR PLÁTANO DO PALÁCIO ANADIA DE MANGUALDE ALCANÇA 5º LUGAR


Terminou no passado dia 5 de janeiro a votação para a escolha da Árvore do Ano 2023, um concurso organizado pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC), que irá representar Portugal no concurso internacional Tree of the Year 2023 no próximo mês de fevereiro.
Numa votação que se mostrou a mais renhida de sempre, tendo sido contabilizados mais de 20000 votos, segundo a organização, o grande vencedor foi o Eucalipto de Contigue – Sátão, Distrito de Viseu, com 140 anos e considerado pela Universidade de Aveiro como “a maior árvore classificada de Portugal”
“Localizada à beira da antiga EN 229, a sua plantação remonta a 1878, quando se abriu a Estrada das Donárias. Há alusões de propriedade a famílias do concelho, Garcia de Mascarenhas, de Rio de Moinhos e Xavier do Amaral Carvalho, famílias que no séc. XIX se uniram em casamento e eram vizinhas. A monumentalidade da árvore obrigou à sua manutenção, fazendo com que o perfil da estrada lhe faça a devida “vénia”.”
De salientar ainda, que Viseu tinha também uma outra representação, o Plátano do Palácio Anadia de Mangualde, que no final alcançou o 5º lugar.
“O Plátano do Palácio Anadia conta com 300 anos de história, refletindo a teatralidade, imponência e o esplendor do barroco do século XVIII. Localizado no pátio central do Palácio Anadia, pretendia receber e impactar quem chegava permitindo, igualmente, o descanso dos senhores da casa vindos da caça ou das senhoras que tomavam a fresca do jardim. Palco de amor e de história impregnados nas suas raízes, esta árvore centenária é hoje uma verdadeira arte dos sentidos.”