FESTA DE STº AMARO EM SANTO AMARO DE TAVARES

No passado dia 15 de janeiro, esta pequena localidade da União de Freguesias de Tavares engalanou-se e houve festa, com a celebração do seu padroeiro Stº Amaro.
Depois do interregno de dois anos, devido à pandemia, a festa de Stº Amaro regressou… com força!
O dia começou com a tradicional fogueira, enquanto as barraquinhas de rifas e venda ambulante iam sendo organizadas.
Porque Santo Amaro de Tavares se orgulha de ter nos seus habitantes o mais jovem e conhecido pastor da região, o Lucas, este, mostrou as suas habilidades no manejo do rebanho, colocando as ovelhas a fazer romaria à capela de Stº Amaro.
De tarde, pelas 14h30 teve lugar a celebração da Eucaristia, em louvor de Stº Amaro, pelo Rev. Pe. António, abrilhantada pela Banda Filarmónica Boa Educação de Vila Cova de Tavares.
Um pequeno concerto pela Banda, a seguir à Eucaristia, animou os muitos presentes, vindos dos mais variados locais, que neste dia de radioso sol, se deslocaram a esta pequena localidade por veneração de Stº Amaro ou, por mero convívio.
O momento esperado, pela sua antiga tradição, o leilão de ofertas. Ato sempre muito concorrido, onde predominam as tradicionais chouriças que, depois de leiloadas por avultado valor, muitas delas, são ali no recinto saboreadas, depois de assadas nas brasas da fogueira.
Não esquecendo também, os rosários de pinhões que, a par das chouriças são também reis da festa. Em tempos antigos em grandes quantidades, pois eram muitos os que se dedicavam à sua confeção hoje, por não existirem em grande quantidade rapidamente se esgotam, não sendo suficientes para a procura.
Uma festa que, de ano para ano, tem vindo a crescer e a mostrar o verdadeiro espirito de comunidade para cumprimento de tão bela tradição.