A BTL decorreu de 1 a 5 de março, no Parque das Nações em Lisboa, e atraiu profissionais do setor e público em geral num total estimado de cerca de 50 mil visitantes.
Mangualde marcou presença na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2023, no âmbito da participação conjunta dos 14 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. O concelho de Mangualde teve assim a oportunidade de apresentar as suas valências turísticas, dando destaque à gastronomia e vinhos, património e tradições.
Quais os destaques que o concelho de Mangualde apresentou este ano na BTL?
É sempre difícil fazer a seleção dos produtos e/ou serviços a apresentar na BTL, uma vez que Mangualde tem um vasto leque de ofertas neste domínio, que nos identificam e que nos orgulham. Todavia, esta gestão tem de ser feita sempre tendo em conta a limitação do tempo que nos é disponibilizado e das próprias questões logísticas de transporte.
Para além do nosso vídeo de apresentação, que procura dar uma visão geral do nosso património material, imaterial e gastronomia, apresentámos para degustação alguns dos nossos produtos como o vinho do Dão, os pasteis de feijão, o queijo da Serra da Estrela, o mel, o azeite, as queijadas de mirtilo e as cavacas de Mangualde. Presencialmente, tivemos a apresentação do Solar de Almeidinha pelo proprietário Dr. Vitor Barbosa e o Dr. Pedro Arrais, da Queijaria Vale da Estrela que expôs todo o processo de elaboração, assim como as variadas distinções do queijo DOP Serra da Estrela.
Qual foi o evento/tema a que Mangualde procurou dar mais destaque?
Para além dos grandes eventos e pontos altos dos momentos culturais e gastronómicos do concelho que não podiam deixar de ser apresentados, como é o caso da nossa Feira dos Santos, aquilo que se pretendeu transmitir foi, essencialmente, o convite a vir a Mangualde ter a possibilidade de viver uma experiência neste território, como uma prova de vinhos na quinta onde ele é produzido, participar na apanha de frutos vermelhos e juntar a isso a visita a uma romaria ou ao jardins do Palácio dos Condes de Anadia. Aproveitámos esta oportunidade para promover também jovens talentos do concelho, já com alguma projeção nacional, como a dupla Xico & João, que encantaram o público com temas originais ao som da guitarra.
Julgamos que quem nos visita quer, cada vez mais, um tipo de oferta turística não formatada, onde é possível viver, sentir e conhecer tranquilamente a essência dos territórios.
A divulgação/apresentação oferecida pelo concelho de Mangualde terá chegado ao público pretendido?
Passam pela BTL milhares de pessoas: operadores turísticos e público em geral, à procura de conhecer as melhores ofertas para as próximas férias ou para o próximo fim de semana fora. É um evento que tem uma enorme projeção na comunicação e redes sociais, pelo que acreditamos que tenhamos conseguido passar, de forma eficaz, a mensagem que pretendemos transmitir.
Um comentário geral sobre a participação de Mangualde na BTL e a importância que este evento tem para promoção das regiões, no nosso caso em particular, a Região Dão Lafões
Mangualde apresenta-se na BTL integrado no stand da CIM Dão Lafões, numa perspetiva de estratégica conjunta, geradora de maior escala e de maior impacto. Pretendeu-se, e julgo que o fizemos com sucesso, promover produtos turísticos de forma integrada, de forma a oferecer as potencialidades de todo um território em rede. Apresentou-se a região de Dão Lafões como um destino único, em que os diferentes concelhos que o integram se complementam entre si e o tornam um destino turístico atrativo e competitivo.