DIA DA ÁRVORE ASSINALADO COM VÁRIAS INICIATIVAS NO CONCELHO DE MANGUALDE

“Plantar uma árvore por uma freguesia + VERDE”
A Junta de Freguesia de São João da Fresta, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, realizou durante a tarde do passado dia 19 de março, a 2° edição do evento “Plantar uma árvore por uma freguesia + VERDE”.
Esta iniciativa teve lugar na Serra do Bom Sucesso e contou com a colaboração dos habitantes da freguesia, Município de Mangualde, Proteção Civil, Bombeiros Voluntários, Cooperativa Refloresta e Sonae Arauco que ofereceu os carvalhos para plantar.

Dia Mundial da Árvore com atividade de Plogging
Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Município de Mangualde realizou na manhã do passado dia 21 de março o II PLOGGING MANGUALDE 2023 e o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, esteve presente.
Plogging é a combinação da palavra jogging e do termo sueco “plocka upp”, que significa “apanhar”.
Cerca de uma centena de mangualdenses disseram sim a esta iniciativa e marcaram presença. O evento começou às 9h00 no Largo da Feira, onde foi entregue, a cada inscrito, um kit composto por t-shirt, luvas, saco do lixo. Pelas 9h15 realizou-se uma atividade de ativação motora geral. E pelas 9h30 teve início a atividade de plogging.
Esta ação inseriu-se no Plano Municipal para a Igualdade, visando a promoção da saúde e a proteção e conservação da natureza e decorreu da parceria entre o Município de Mangualde, a ACCIG, o CLDS 4G Mangualde e a Associação Jovens do Castelo. Em Mangualde, a primeira edição desta atividade aconteceu em 2021, no Dia do Ambiente a 5 de junho.

Dia Mundial da Árvore com plantação de árvores e sensibilização de jovens
Reflorestação de 45 árvores e limpeza de terrenos municipais foram as iniciativas incluídas nas comemorações.
No dia 22 de março, uma nova jornada de limpeza e reflorestação de terrenos municipais. A atividade decorreu numa parceria entre a Câmara Municipal, o Clube Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Mangualde e o Planalto Beirão.
Durante a celebração da efeméride, foram plantadas quarenta e cinco árvores de várias tipologias, nomeadamente, carvalhos, castanheiros e pinheiros-mansos, em colaboração com o Planalto Beirão.
A ação possibilitou também sensibilizar os jovens para diversas temáticas ambientais como a importância da limpeza dos terrenos rústicos e das áreas urbanas, a importância da reciclagem e, ainda, a reflorestação responsável.

União de freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães celebrou dia Mundial da árvore
O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, participou no passado dia 21 de março, na celebração do Dia da Árvore, através da plantação de algumas árvores de fruto junto do parque infantil de Santiago de Cassurrães.
Esta atividade promovida pela União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, contou com a participação dos alunos da EB1 de Santiago de Cassurrães, com os docentes e auxiliares de educação e com a preciosa ajuda dos funcionários da junta de freguesia.

“Recuperar” - Recuperar floresta, recuperar esperança
O Agrupamento 299 do Corpo Nacional de Escutas, em parceria com a Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha, a Proteção Civil Municipal, Câmara Municipal de Mangualde e a Cooperativa Re-Floresta, de modo a assinalar o Dia Mundial de Árvore e no âmbito do projeto Mundial “Trees for the world” – subordinado ao tema: “Recuperar” -Recuperar floresta, recuperar esperança, promoveu uma ação de sensibilização e reflorestação na freguesia de Abrunhosa-a-Velha.
A ação de reflorestação foi feita na área envolvente da Nª Sra dos Verdes e em Vila Mendo de Tavares, na zona afetada pelos incêndios do verão passado.
A ideia deste projeto começou durante o primeiro encontro Interamericano de Leadership Training, com delegados de diversos países (Argentina, Canadá, Curaçau, Equador, Honduras, Panamá, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Estados Unidos da América), decidindo que a melhor forma de contribuir para melhorar este aspeto seria através da plantação de árvores autóctones.
Sob o lema Um Escuteiro, uma Árvore, o projeto “Trees for the World”, teve uma grande receção em várias cidades, concelhos e freguesias em todo mundo, como é o caso de Mangualde, que atualmente contribui anualmente para o aumento do número de árvores autóctones plantadas,.