O Município de Mangualde apresentou no passado dia 31 de março, o seu Plano de Marketing Territorial, bem como a sua Nova Identidade Gráfica, numa cerimónia pública, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, com a presença da Senhora Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Tudo começou pelas 18h00 com a Sessão de Abertura, com Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde: “Sabemos que temos recursos e património ímpares, mas é fundamental sermos capazes de os projetar, numa altura em que a informação é inúmera e circula de forma rápida e fugaz. Por isso, consideramos fundamental posicionarmo-nos enquanto território diferenciador, o que só é possível delineando uma estratégia de marketing territorial que se assuma como uma ferramenta de gestão territorial e de constituição de uma imagem eficaz do território, de modo que se torne mais apelativa para os vários públicos pretendidos.”
A nova marca “Mangualde”
Seguiu-se a apresentação do Plano de Marketing Territorial, com o Professor Carlos Brito, e a apresentação da Nova Identidade Gráfica de Mangualde.
Alguns conceitos da Nova Marca:
Notabilizar a marca “Mangualde” com uma comunicação humanizada de formas simples, mas marcantes. M de marca. M de Mangualde. Dois M’s com um espaço entre eles, como um convite para estar entre duas serras, entre dois rios, entre dois segundos. Entre. Há mais vida aqui.
No brasão foi encontrada a resposta ao desafio, encontrando os dois “M’s” que compõem a marca Mangualde.
A Sessão de Encerramento esteve a cargo de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, que destacou o empenho e o compromisso da autarquia de Mangualde em promover o território, evidenciando o seu posicionamento estratégico-geográfico único.
Sobre o novo plano de marketing e a nova identidade gráfica, a Senhora Ministra salientou que os mesmos se afirmam como “ferramentas essenciais de apoio à coesão territorial, que contribuirão para a fixação e valorização dos residentes, mas, também, para a atração de novos talentos”. Perante a nova imagem do Município afirmou que “É de apreensão imediata, moderna, simples e elegante, que permite variadas associações, reforçando as potencialidades únicas do concelho de Mangualde”.
Com esta nova imagem, Mangualde cria um sentimento de identidade e de pertença, que lhe permite a valorização na comunidade e no território e que, com o trabalho e empenho de todos, será uma mais valia para o futuro esperando-se que em 2030 os objetivos propostos sejam atingidos.