O Município de Mangualde, em articulação com o serviço de Proteção Civil Municipal e com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, promoveu nos meses de março e abril, diversas sessões de esclarecimento à população das freguesias do concelho, com o intuito de sensibilizar e informar a comunidade acerca da obrigatoriedade de limpeza dos terrenos florestais, de forma a prevenir os incêndios rurais e/ou evitar a sua propagação e, ao mesmo tempo, proteger o território e o ecossistema.
As sessões de esclarecimento decorreram nos dias 26 de março e 2 de abril, na generalidade das freguesias do concelho de Mangualde, após a realização das eucaristias. A última ação teve lugar na Feira Quinzenal Municipal, que aconteceu no dia 13 de abril.
As temáticas das sessões incluíram a gestão de combustíveis, nomeadamente, o prazo de limpeza terrenos, 30 de abril e a faixa de gestão dos edifícios e do aglomerado populacional (50 e 10 metros), as queimas de amontoados, no que toca à obrigatoriedade do registo das mesmas e aos cuidados a ter durante o processo, e a importância do BUPi (Balcão Único do Prédio), que permite identificar e registar propriedades.
As iniciativas contaram com a parceria e colaboração das juntas de freguesias do concelho de Mangualde, da GNR e das Guias de Santiago de Cassurrães.