Iniciaram no passado dia 16 de abril, os Percursos Pedestres “Mangualde em Movimento”.
O primeiro percurso teve lugar em Espinho com o participantes a desfrutar das belezas que “Os Trilhos de Ricardina” proporcionam.
Este percurso tem uma distância de cerca de 6Kms e é organizado pelo Municipio de Mangualde em parceria com a Junta de Freguesia de Espinho, a Associação Cultural e Recreativa de Água Levada e a Fábrica da Igreja da Paróquia de Espinho.
O início foi junto à Abadia de Espinho e teve o acompanhamento do arqueólogo do municipio que ia dando informação sobre os vários monumentos encontrados no decorrer do percurso.
Já no passado domingo, dia 23 de abril, a Rota das Águas Milenares, contou com cerca de três dezenas de participantes, que foram acompanhados pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alcafache, Nelson Almeida, e por elementos do corpo técnico da secção de Desporto do Município.
O percurso pedestre, de cerca de 7 km, teve início na Capela de Nossa Senhora de Fátima, nas Termas de Alcafache, pelas 9h30, terminando junto ao rio Dão, pelas 11h30.
Durante a iniciativa, os participantes percorreram Casal Sandinho, Aldeia de Carvalho e Casal Mendo e as suas vastas áreas florestais, onde reina o pinheiro, alguns carvalhos e oliveiras. Observaram, ainda, os antigos pedaços do troço de calçada romana, diferentes capelas, como a de Senhora de Fátima, de São Frutuoso, de Nossa Senhora da Piedade e de Santa Cruz.
A Rota das Águas Milenares integra mais uma edição dos Percursos Pedestres “Mangualde em Movimento”, que tem como intuito incentivar o desporto e dar a conhecer Mangualde.
O próximo percurso acontece a 7 de maio, em Quintela de Azurara, com uma caminhada que celebrará o Dia da Mãe e que contará com um almoço convívio solidário, cujo valor reverte para aquisição de uma viatura ligeira de combate a incêndios, a servir a unidade local de proteção civil desta freguesia.