CONSULTÓRIO

AS PERNAS PESADAS SÃO INCOMPATÍVEIS COM A ACTIVIDADE DESPORTIVA?
A sensação de ter as pernas pesadas é uma queixa muito frequente entre as mulheres.
Um dos factores que diminui o risco do seu aparecimento é a prática de uma actividade desportiva regular.
Mas, nem todos os tipos de actividade são bons… Alguns há que agravam o problema!
As pernas pesadas e o seu paradoxo
Esta sensação desagradável de sentir as pernas pesadas é causada, essencialmente, por um retorno venoso insuficiente: a parte mais baixa das pernas está muito longe da bomba cardíaca. Como estão muito em baixo, também a inércia para fazer chegar o sangue ao coração é maior. Para que tal ocorra é necessário que os músculos das pernas massajem as veias, as comprimam e promovam a subida do sangue venoso para o coração e pulmões.
Claro que, quando se passa o dia sentado, com as pernas pendentes e quietas, esta bomba muscular não chega a funcionar: o sangue tem tendência a estagnar, as veias a dilatar-se e deformar-se, causando o aparecimento das varizes.
O desporto é um bom meio de lutar contras as pernas pesadas.
Daí a importância da actividade física.
Mas, paradoxalmente, muitas mulheres queixam-se de pernas pesadas após uma sessão de desporto…
Pernas pesadas: por causa disso há desportos que não devem ser realizados
Na realidade, certos desportos são nefastos para a circulação venosa.
Em primeiro lugar porque causam choques repetidos que podem traumatizar, ainda mais, uma circulação venosa constituída por veias já fragilizadas – o caso do ténis, do squash ou do basquetebol, que causam choques contra o solo e mudanças bruscas de direcção. E, em seguida, porque o bater com força do pé no chão ainda provoca a descida de mais quantidade de sangue para os pés. É, por isso, que o jogging é desaconselhado, por exemplo. Os esforços bruscos e de curta duração, necessitam de um afluxo importante de sangue para as pernas o que, também, é desaconselhado nestes casos.
E quais os bons desportos para lutar contra as pernas pesadas?
Os desportos que vão encorajar o retorno venoso para o coração, sem exigir esforços muito bruscos, são os mais favoráveis para lutar contra a sensação de pernas pesadas.
Em primeiro lugar a marcha, sobretudo em terreno não muito duro (é preferível um caminho na floresta que sobre pedra ou alcatrão).
O ciclismo também ajuda o retorno venoso sem ocasionar choques.
Por fim, a natação; é considerado o desporto ideal: faz funcionar os membros inferiores, a água, com a temperatura inferior à do corpo tem um efeito tonificante e faz uma massagem ligeira, também sem quaisquer choques.
Claro que, se não pode, não tem tempo, ou tem outra limitação para praticar essas actividades desportivas, pode elevar as pernas, sempre que as sentir mais pesadas, e vai sentir um alívio quase imediato.
Um conselho:
Se sente as pernas pesadas, não hesite em consultar o seu médico para descobrir a causa e, se lhe for aconselhado praticar alguma actividade física, saber quais os bons desportos que se adaptam melhor à sua condição.