O Município de Mangualde e o Conselho Local de Ação Social de Mangualde promoveram, entre 15 e 21 de maio a IV edição da Mostra Social de Mangualde – Mostra de Serviços de Apoio Social e Potencialidades do Concelho de Mangualde. A iniciativa contou com a participação de 27 instituições, entre elas, organismos do setor público, instituições solidárias e outras entidades que trabalham na área da ação social.
Este evento de caráter social assinala o encontro das instituições e associações locais, com a apresentação e exposição dos projetos desenvolvidos. Trata-se de um evento bianual, cuja 1.ª edição decorreu em 2016, representativo do tecido social do concelho e visa a divulgação junto da comunidade, do meritório trabalho desenvolvido pelas instituições sociais e a promoção da partilha de experiências e boas práticas
A iniciativa teve como objetivo valorizar e divulgar os serviços e os projetos existentes, na área social, no Município de Mangualde, promovendo o seu conhecimento junto da população, reforçar e consolidar a cultura de rede e de parcerias abertas e eficazes, e afirmar Mangualde como um território com valor(es).
A Mostra tem por base os valores sociais, sendo um evento dinâmico e interativo, contando com a dinamização, por parte das instituições participantes, das seguintes ações: workshops/ateliês temáticos; ateliês dirigidos à população infantojuvenil; atividades culturais e desportivas; e animação musical.
Num dos momentos realizados no dia 15 de maio, dia de abertura da mostra, no cimo do Largo do Rossio, em declarações à comunicação Social, Maria José Coelho, vereadora desta área na Câmara Municipal de Mangualde, referiu que “Esta mostra social, como o nome indica, é mesmo a representação do social no concelho de Mangualde, portanto, este é um projeto que está inserido na rede de ação da Ação Social e realiza-se de dois em dois anos. Quando houve a pandemia não realizamos a mostra e, agora, achamos por bem voltar e… acrescentar amor à área social”. A vereadora acrescentou ainda que, “O que vai decorrer esta semana e no próximo sábado e domingo, é uma representação de todas as instituições que trabalham connosco, não só de Mangualde, mas também, de fora, permitindo dar a conhecer não só ao concelho, mas também a quem nos visita, aquilo com que podem contar”
“Hoje aqui, temos o projeto Bons Velhos Tempos que está sempre connosco. Construímos uma árvore e cada instituição vai colocar um coração feito por eles que representa que o coração esta unido. Estamos sempre com eles. É necessária a cooperação e a ajuda para que a rede social, que é uma rede bastante ativa e profícua resulte, para ajudar nos momentos que são mais difíceis, quer das pessoas quer das famílias, como aconteceu na pandemia que, todos nos ajudamos uns aos outros.”, concluiu Maria José Coelho.