PISCINAS MUNICIPAIS DE MANGUALDE
PISCINAS EXTERIORES ABREM HOJE, DIA 1 DE JUNHO ATÉ 3 DE SETEMBRO
OBRAS NAS PISCINAS AINDA COM EMPREITADA A AGUARDAR VISTO PRÉVIO DO TIBUNAL DE CONTAS

As Piscinas Municipais de Mangualde, equipamento municipal com grande número de utentes, estão fechadas desde que encerrou a época de verão 2022.
O facto de se terem mantido encerradas durante todo o “ano letivo” sem que as anunciadas obras tivessem tido início, têm deixado muitas questões não só aos utentes, como à população em geral.
Neste sentido, falamos com o Vice Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Pedro Cruz, que deixou alguns esclarecimentos.

Dr. João Pedro, as Piscinas Municipais não abriram este “ano letivo”, porque iriam entrar em obras. Qual o ponto da situação?
A empreitada das piscinas municipais encontra-se neste momento a aguardar visto prévio do Tribunal de Contas.

“Trata-se de um investimento que ronda 1 milhão de euros com fundos próprios da autarquia. É o maior investimento das últimas décadas num equipamento desportivo.”

Não teria sido possível manter o funcionamento das mesmas e, só realmente quando a obra estivesse para começar fossem encerradas?
Essa possibilidade foi equacionada e era a intenção do executivo que assim fosse. Contudo, o equipamento padecia de fragilidades e patologias que provocavam constantemente problemas de qualidade da água nos tanques interiores. Esta situação já tinha provocado o encerramento temporário do equipamento no ano letivo anterior e era um problema que se estava a tornar recorrente. Havia a necessidade imperativa e urgente de proceder a uma intervenção significativa na circulação de água nos tanques. Não fazia sentido abrir o ano letivo com os riscos associados à saúde pública e logo a seguir efetuar uma intervenção obrigatória, sinalizada pela delegada de saúde, que provocaria na mesma o encerramento das piscinas.
A melhor solução foi mesmo encerrar, lançar a empreitada e reabrir com o equipamento a funcionar de forma a proporcionar o melhor serviço aos seus utentes.

Estando próximos do verão, há uma questão que se impõe: As piscinas exteriores vão funcionar?
As piscinas exteriores vão funcionar este verão no período correspondente a 01 de junho a 03 de setembro, de segunda a domingo.

Quando é que os mangualdenses poderão voltar a usufruir em pleno deste equipamento municipal?
A previsão de conclusão de empreitadas está sempre condicionado por um conjunto de fatores, nomeadamente fatores externos e imprevisibilidades que não dependem de ação direta do município. Queremos que a obra esteja concluída antes do prazo, do seu término, e estamos a planear o trabalho para esse efeito. Esperemos que seja tão breve quanto possível. No que depender do município assim será.

As atividades desportivas que, entretanto, foram oferecidas aos utentes das piscinas para colmatar a falta deste equipamento, foram muito bem recebidas e, muitos utentes, questionam se as mesmas se poderão manter quando as piscinas voltarem a funcionar. Será viável estas práticas poderem, no futuro, fazer parte da oferta desportiva do município?
Ficamos satisfeitos que assim seja e como dissemos as decisões tomadas, nomeadamente o encerramento das piscinas foi muito ponderada. Não queríamos deixar de apresentar aos seus utentes uma oferta desportiva e foi isso que fizemos. Temos uma excelente equipa de colaboradores (técnicos, administrativos e operacionais) que fazem um grande trabalho no meio aquático, mas também noutros tipos de oferta desportiva.

“A empreitada das piscinas municipais encontra-se neste momento a aguardar visto prévio do Tribunal de Contas.”

Contudo este é um plano de atividades que existe enquanto as piscinas estiverem encerradas. Vamos avaliar futuramente se existem as condições necessárias para manter esta oferta.

Alguma outra informação sobre o assunto que seja relevante deixar aos leitores do nosso jornal
Temos consciência do transtorno e frustração que causa aos utentes das piscinas, mas compreendam que também causa a todos aqueles que trabalham diariamente para oferecer o melhor serviço e acima de tudo um serviço desportivo de qualidade.
Trata-se de um investimento que ronda 1 milhão de euros com fundos próprios da autarquia. É o maior investimento das últimas décadas num equipamento desportivo. É uma intervenção necessária e urgente que permite termos no futuro próximo um equipamento mais eficiente do ponto de vista energético e também com melhores condições de oferta e conforto aos nossos utentes.
As piscinas municipais de Mangualde são um equipamento de referência no distrito e queremos que assim se mantenha por muitos anos e por isso pedimos aos seus utentes uma dose adicional de compreensão e tolerância por este período que interrompe a atividade desportiva nas piscinas.