Guimarães de Tavares recebeu no passado fim de semana, 15 e 16 de julho, várias centenas de pessoas nas suas tradicionais festas que, este ano, trouxeram a público a 1ª edição da Feira das Tralhas e do festival da Sopa de Cebola, eventos estes organizados pela União de Freguesias de Tavares.
A Feira das Tralhas surgiu com o objetivo de incentivar a reutilização de produtos e materiais, “deixarmos de ter vergonha do que temos em casa dar-lhe uma segunda oportunidade”, como referiu Alexandre Constantino, Presidente da União de Freguesias de Tavares à comunicação Social. A Feira das Tralhas contou com produtos da mais variada qualidade, desde bijuteria, roupas, livros, utensilios domésticos, etc…. A Feira das Tralhas teve lugar no parque Gil Vicente, bonito espaço de lazer, na localidade de Guimarães de Tavares, que coincidiu com as tradicionais festas da aldeia que também se realizam naquele espaço.
Também numa organização da União de Freguesias, a par da Feira das Tralhas e inserido no programa das Festas, teve lugar o 1º Festival da Sopa de Cebola. Quem tivesse interesse em degustar esta tradicional sopa, teve apenas que adquirir um kit à junta da freguesia e depois comer e apreciar a boa gastronomia que a freguesia tinha para oferecer.
Dois novos eventos, inseridos nas Festas da Aldeia de Guimarães de Tavares que se mostram um verdadeiro sucesso, deixando o público já à espera da edição do próximo ano.
Também, as Festas da Aldeia de Guimarães de Tavares, retomadas depois do interregno a que a pandemia forçou, se mostraram um verdadeiro sucesso pelo muito público que nos dois dias se deslocou ao Parque Gil Vicente.
Além da tradicional animação musical, este ano a cargo dos Grupos K5, MalAmados e Brinco Baile, teve também lugar o 3º encontro de máquinas agrícolas que contou com cerca de 35 inscrições.
Após o bonito passeio/desfile pelas ruas de Guimarães e Stº Amaro de Tavares, por estes amantes dos tratores, foi servido o almoço no Parque Gil Vicente, ao qual se juntou o vice Presidente da Câmara de Mangualde, João Pedro Cruz e o Presidente da União de Freguesias de Tavares, Alexandre Constantino.