CONCELHO DE MANGUALDE ACOLHEU JOVENS PEREGRINOS DAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE


Começaram a chegar na tarde do passado dia 26 de julho, as duas centenas de jovens peregrinos acolhidos pelo concelho de Mangualde, oriundos de Espanha - Segóvia (70 jovens)e Canadá - (119 jovens), que se deslocaram ao nosso país a propósito das Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam em Lisboa entre hoje (dia 1) e o dia 6 de agosto e contam com a presença do Papa Francisco.
A cerimónia de acolhimento teve lugar no Complexo Paroquial de Mangualde e contou com a presença do Pe. Paulo Domingos e do Vice Presidente da Câmara Municipal de Mangualde João Pedro Cruz, que a estes jovens deixou a mensagem “levem Mangualde no coração”.
Os peregrinos, permaneceram em Mangualde até dia 30 e durante estes dias foram organizadas várias atividades como, oração, visita ao concelho, mostra cultural, missão ecológica e desporto.
Além destas atividades que foram tendo lugar nas paróquias de acolhimento, no dia 28, teve lugar no Sátão um encontro que assinalou o Dia da Diocese, juntando os peregrinos que se encontravam nas várias paróquias da Diocese. Um arraial com cerca de 2000 mil jovens em verdadeira sintonia e partilha.
No dia 30, presidida pelo Bispo de Viseu D. António Luciano teve lugar a celebração do envio dos jovens, que então começaram a rumar a Lisboa para assim participarem nas Jornadas Mundiais da Juventude.
Para acolher estes jovens, o concelho de Mangualde contou com 40 famílias que se disponibilizaram para os receber em suas casas, dando-lhes acolhimento/alojamento e alimentação, particularmente o pequeno almoço.
Para o Presidente da Câmara, Marco Almeida, em declarações à comunicação social, à margem dum outro evento, esta “é mais uma oportunidade que temos enquanto território para podermos potenciar o que de bom temos. Temos muito orgulho de quem cá está, vive, trabalha e investe, por isso, acreditamos que temos muito para mostrar seja de que ponto de vista for” acrescentando ainda “por isso estou certo que a vinda destes jovens ao nosso concelho é uma parceria que temos que aproveitar, porque poderá não ser apenas uma visita pontual, mas no futuro, chamar para Mangualde futuros residentes ou investidores”.

TESTEMUNHO DUMA FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO
Falamos com o Sr. Carlos Rodrigues e esposa, D. Maria que nos deixaram o seu testemunho enquanto família de acolhimento
“Somos uma família normal de acolhimento que, como tantas outras, abraçou o desafio proposto pela Paróquia de Mangualde através do Sr. Padre Paulo.
Acolhemos 4 jovens espanhóis (rapazes) que permaneceram na nossa casa até ao dia 31, de onde partiram para participarem nas Jornadas Mundiais da Juventude.
São estudantes, provenientes da cidade de Segóvia. Dois com dezasseis anos o Samuel e o Victor, um com dezoito anos o Javier e outro com dezanove o Ian.
Vivemos momentos de um salutar convívio, profunda empatia e o começo de uma vincada amizade.
São jovens com uma cultura um pouco diferenciada da nossa que vêem o mundo com um olhar diferente na expetativa de uma maior amizade entre os povos e as nações à luz da religião cristã e dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Procuramos conhecer melhor os seus valores intrinsecos, culturais, morais e sociais.
Adorámos os seus gostos gastronómicos que, pouco diferem dos nossos.
Nem a diferença linguística foi uma barreira, pois conseguimos comunicar sem quaisquer dificuldades ou tabus.
Foi uma experiência muito enriquecedora, ao mesmo tempo promotora da nossa região, da nossa cultura, da nossa ruralidade, valores e tradições, gastronomia e a maneira acolhedora como foram recebidos ou, não seja Mangualde “Nobre Terra Hospitaleira”.