FESTAS DA CIDADE DE MANGUALDE 2023

Música portuguesa e gastronomia marcaram presença e atraíram milhares de pessoas à cidade de Mangualde nos dias 25, 26 e 27 de agosto
As Festas da Cidade de Mangualde, que tiveram lugar entre os dias 25 e 27 de agosto, desdobraram-se este ano por dois palcos: o principal no Largo Dr. Couto (em frente à Câmara) e outro no Largo das Escolas.
A rua 25 de abril, que liga os dois locais esteve fechada ao trânsito para receber o artesanato e as tradicionais barracas de farturas, pipocas, algodão doce, petiscos, etc…
Os festejos, que sempre decorreram em frente ao edifício dos Paços do Concelho foram, no ano passado, transferidos para o Largo das Escolas.”Concluímos que não é o sítio ideal para os grandes concertos, mas a experiência ensinou-nos que a zona é excelente para acolher um palco menor e outras animações”, justificou o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.
A abertura das Festas da Cidade teve lugar no dia 25, pelas 20H45, com uma arruada protagonizada pelas Bandas Boa Educação de Vila Cova de Tavares, Associação Humanitária e Cultural de Abrunhosa a Velha e Banda Filarmónica de Tibaldinho.
Pelo palco principal, passaram Mónica Sintra e Zézito & Amigos, no dia 25 de agosto; The Gift e o Tributo aos Queen com a Sociedade Filarmónica de Lobelhe do Mato, no dia 26 agosto; e Carlão e o Stand Up João Seabra, no dia 27.
Pelo palco 2 passaram o grupo “Bora lá”, três ranchos folclóricos (Os Azuraras de Quintela, Camponeses da Mesquitela e Os Rouxinóis do Dão de Fagilde), o DJ Very light e Grupo K5.
Na zona das antigas escolas decorreu o Festival da Bifana e do Rojão, no dia 26 de agosto e, no dia seguinte, o Festival das Sopas de Mangualde.
Os mais novos puderam desfrutar dum espaço de animação infantil com insufláveis, pinturas faciais e modelagem de balões que estava instalado no campo polivalente.
No dia 26, teve ainda lugar no Largo do Rossio, o XIII Open Internacional de Xadrez, organizado pela Casa do Povo de Mangualde e no Estádio Municipal o Jogo de Futebol Veteranos GDM-Mirense e, a 27 de agosto, o Mercado da Saudade também se desenvolveu no Largo do Rossio.
Também o grupo Bacatela marcou presença neste dia e animou as Festas da Cidade.
Mais que palavras, ficam algumas imagens que retratam um pouco das Festas da Cidade 2023