Para o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, o balanço das Festas da Cidade 2023, “é bastante positivo. Tivemos oportunidade de ouvir isso de todos os vereadores em reunião de Câmara.”
“Houve um grande número de participantes e também, grande número de afluência de público. Os grandes grupos que trouxeram muita gente à cidade e o fato das festas estarem divididas em dois espaços da cidade, foi uma aposta ganha.”, frisou Marco Almeida.
Das Festas de 2022, que haviam sido transferidas na sua totalidade para o Largo das Escolas o Presidente da Câmara acrescenta “O que nos trouxeram as festas de 2022 foi ver as mais valias dos vários espaços, e daí retiramos que o Largo das Escolas é bom, mas não para grandes espetáculos, por isso, a aprendizagem de anos passados levou-nos aos ensinamentos que pusemos agora em prática.”
Quando questionado, se a associação das Festas da Cidade às Festas da Srª do Castelo, apesar das duas semanas que as separam, é para manter, Marco Almeida refere “para haver uma aproximação ou continuidade, tem que haver o entendimento de duas instituições. Este ano houve um “casamento” perfeito entre as duas entidades. Quanto ao futuro julgo que estão reunidas as, condições para mantermos a aproximação. Claro está, que nos não conseguiremos manter a dinâmica dos dias das Festas da Cidade e dos dias das Festa da Sr. do Castelo, porque são dinâmicas muito fortes e, depois, é uma quebra de duas semanas, mas é interessante que nesse período possamos mostrar outras mais valias que o território tem, que não são do ponto de vista musical, são do ponto de vista cultural. Neste período entre as Festas, foi inaugurada e está patente nas antigas instalações do Patronato uma exposição que é digna da visita de todos os cidadãos.”
“Por tudo isto acredito que estão reunidas as condições para mantermos esta associação das Festas. Devemos aproveitar este período para podermos mostrar à comunidade o que tão bem de faz e produz neste concelho.”, concluiu o Presidente da Câmara.