aniversário do trágico acidente ferroviário de Alcafache.
Foi há exatamente 38 anos que, na Linha da Beira Alta junto ao apeadeiro de Moimenta-Alcafache, se deu a colisão de dois comboios, o Sud Express e o Regional, causando a morte a centenas de pessoas (número nunca confirmado) tornando-o no maior acidente ferroviário do país.
O Município de Mangualde, mais uma vez, prestou homenagem às vítimas e familiares, que continuam a sentir uma imensa dor por perdas irreparáveis.
O Acidente
“Resumo:
15:57 - Parte da Estação Ferroviária de Porto-Campanhã, com 17 minutos de atraso , a composição internacional número 315, denominada Sud-Express, com destino a Vilar Formoso, de aonde iria seguir viagem para Espanha e França.
16:55 - Parte, à hora prevista, a composição regional número 1324, da Estação Ferroviária da Guarda, com destino a Coimbra.
18:19 - Hora suposta a que o serviço internacional devia chegar à Estação Ferroviária de Nelas; no entanto, chegou com um ligeiro atraso, tendo conseguido recuperar algum do tempo perdido na saída do Porto durante a viagem.
18:23 - O serviço regional chega à estação de Mangualde, com pouco ou nenhum atraso. Aqui, em circunstâncias normais, deveria ter aguardado pelo cruzamento com o serviço número 315; no entanto, prossegue viagem até à Estação de Alcafache, para aonde o cruzamento foi mudado.
18:31 - Hora suposta a que o serviço internacional deveria chegar à Estação Ferroviária de Mangualde.
18:34 - Hora à qual o serviço regional deveria ter chegado à Estação de Alcafache, se o cruzamento se tivesse efectuado em Mangualde, como normalmente. Prossegue a marcha, pois o cruzamento com o serviço internacional foi de novo alterado, para a Estação de Nelas.
18:37 - Dá-se a colisão entre as duas composições, entre o actual apeadeiro de Moimenta-Alcafache e a Estação de Nelas.
18:41 - Hora suposta a que o serviço regional deveria ter chegado à Estação de Nelas.
in trainlogistic.com”